10:51

Prefeitura de Manhuaçu lança Call Center para facilitar o atendimento à população durante a pandemia do coronavírus




Nessa terça-feira, 23/03, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou o Tele Covid 19. O objetivo do serviço é esclarecer dúvidas sobre o novo Coronavírus à população. A central contará inicialmente com três linhas telefônicas: 3331-3063, 3331-4704 e 3331-3278.

“Estamos implantando essa central para melhorar o atendimento a nossa população. O mais importante é termos instrumentos e ajudar nossa gente a superar esse momento que aflige não só Manhuaçu, mas todo nosso planeta”, destacou Karina Gama, Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves de Assis, os profissionais se revezarão em três turnos : das 7h às 13h, das 13h às 18h e das 18h às 22h. “Essa central foi criada para tirar as dúvidas de pessoas que apresentarem sintomas e tenham necessidade de obter orientações sobre possíveis indícios da covid-19”, destacou a coordenadora.

ORIENTAÇÕES

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que todas as pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não de imediato as Unidades de Saúde e Hospital Municipal. Só devem buscar o atendimento de saúde aqueles com sintomas respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas). Além disso, todos que vierem do exterior ou qualquer estado da federação devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias. Já idosos devem evitar sair de casa.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

– Lavar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

– Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.

– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória: cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e em seguida higienizar as mãos.