07:18

Prefeitura firma parceria com IF Sudeste de Minas para certificação dos alunos das escolas municipais de Manhuaçu em Língua Inglesa




A Prefeita Cici Magalhães reuniu-se com representantes do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu, localizado em Realeza) para firmar importante acordo de cooperação que levará certificação em língua inglesa para alunos que cursam do 6º ao 9º anos nas escolas municipais de Manhuaçu, além da possibilidade de futuras ações de intercâmbio para estes estudantes.

Também como parte da estratégia de parceria entre o Campus Manhuaçu e a prefeitura na área de educação, foi proposto protocolo de intenções que deve possibilitar o ensino de informática básica e projetos nas áreas de técnicas agrárias com ênfase em cafeicultura, possivelmente através de projetos de extensão.

Foi discutida ainda, a proposta de parceria entre à prefeitura e o IF Sudeste MG, para oferecimento de transporte aos alunos do IF Campus Manhuaçu, tendo em vista que hoje o Instituto já oferece cursos técnicos e de pós-graduação nas áreas de Cafeicultura e Informática, e, em breve, oferecerá a primeira graduação pública, federal e gratuita de toda a região, na área de Tecnologia da Informação.

Estiveram presentes à reunião no Gabinete, além da prefeita, a Secretária M. de Educação, Maísa Damasceno, o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste de MG, Daniel Augusto de Oliveira, e o Professor do IF Campus Manhuaçu, Elder Stroppa. O Secretário M. de Obras, Eduardo Ribeiro, e o procurador do município, Dr. Sander Resende.

As escolas municipais que possuem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são a EM Rita Clara Sette (Santo Amaro de Minas), EM de Vila Nova (Vilanova) e EM Eni Alves Nogueira (Palmeiras do Manhuaçu).

Para a seleção dos alunos, será aplicado gratuitamente pelo IF o teste de proficiência em Língua Inglesa Toeic Bridge, amplamente utilizado por instituições de ensino em vários países para este fim. A Secretaria de Educação procede com o levantamento de alunos e professores que desejam fazer o teste. O local do exame será no próprio IF, e, a data está sendo definida.

Atualmente, o IF Campus Manhuaçu investe também em obras de ampliação da estrutura física, no distrito de Realeza, para melhor atender aos estudantes dos diversos cursos ali oferecidos.

Secretaria de Comunicação Social