07:44

Pessoas em situação de rua em Manhuaçu serão tema de pesquisa científica




Um estudo inédito na cidade de Manhuaçu vai investigar o cotidiano das pessoas em situação de rua. O objetivo da pesquisa é compreender as relações sociais e formas de sociabilidade desse agrupamento. O coordenador do estudo é o sociólogo Igor Rodrigues, Doutor em ciências sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo ele, a ideia vai muito além de um simples senso, a intenção é desmistificar este fenômeno tão perceptível nas grandes e médias cidades, mas ainda pouco explicado:

“Manhuaçu é uma cidade média com diversas expressões da situação de rua, existem pessoas albergadas, pessoas que pernoitam na rua de modo frequente ou esporádico, a cidade precisa estudar esse agrupamento para alinhar as políticas públicas às dinâmicas e necessidades destes indivíduos”.

A pesquisa será sediada e executada na Rede de Ensino Doctum e tem previsão de apresentar seus primeiros resultados no mês de julho de 2020. Ainda segundo o coordenador do estudo, isso pode ajudar a cidade de Manhuaçu e as médias cidades do Brasil a pensar suas singularidades e, ao mesmo tempo, desenvolver políticas para minimizar o problema.

Devair G. Oliveira / Jornal das Montanhas