07:57

Secretaria de Saúde e HCL discutem plano de capacitação para casos de Coronavírus




Com o objetivo de se adequar para situação de emergência diante de eventuais casos do coronavírus, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Cesar Leite discutirem um Plano de Capacitação.

Embora nenhum caso suspeito tenha sido registrado na região, a coordenação de Epidemiologia, médicos e enfermeiros estão buscando mecanismos para que as ações ocorram em sintonia. Para isso, será realizada reunião para capacitação dos médicos da Estratégia da Saúde da Família (ESF), profissionais do Hospital Municipal e do HCL para a aplicação de procedimentos corretos ao paciente, além da realização da triagem e do diagnóstico.

O protocolo do Ministério da Saúde estabelece como casos suspeitos aqueles em que a pessoa apresenta febre e ao menos um sintoma respiratório, como tosse e dificuldade para respirar. Viagens realizadas à China nos últimos catorze dias, também estão entre os critérios do diagnóstico.

Segundo o infectologista, Dr. Thiago Heringer, a reunião teve como base discutir o plano de ação, antecipando-se, para atender uma provável infecção ou surto do coronavírus. “As pessoas devem estar atentas, para qualquer sintoma gripal e que tenham passado em determinada região onde há casos do coronavírus. Pode ser uma situação de suspeita. Mas a população não precisa ficar alarmada, nem precisa usar máscara de proteção”, detalha o infectologista.

A próxima reunião estará acontecendo nesta terça-feira, 03/03, para novas discussões do plano de capacitação.

Eduardo Satil / Tribuna do Leste