07:45

Chuva dá uma trégua e nível do Rio Manhuaçu começa a baixar




A chuva deu uma trégua, mas o sol ainda não apareceu. A manhã de sexta-feira, 14/02, foi melhor para a população ribeirinha em Manhuaçu, já que o Rio Manhuaçu está recuando, mas mesmo assim, as autoridades ainda alertam a população para ficar atenta.

>> VEJA COMO FOI A COBERTURA AO VIVO DURANTE A ENCHENTE

ENCHENTE E SUSTO

A chuva praticamente ininterrupta que já durava aproximadamente dois dias causou transtornos aos moradores nesta quinta-feira, 13/02.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rio começou a transbordar, e a população ribeirinha foi obrigada a sair de suas casas, devido aos riscos. A corporação informou que, até o momento, não precisou realizar nenhuma operação de busca ou resgate, apenas de vistoria.

“Desde a madrugada, as chuvas têm sido mais intensas, e no começo de tarde a cidade começou a inundar em alguns pontos. Nós tivemos problemas sérios com enchentes há menos de um mês, por isso, desta vez, estamos mais preparados”, afirmou o órgão.

A pista da LMG-838 (que interliga Manhuaçu a Luisburgo) ficou danificada no povoado de Vila Formosa, em Manhuaçu.

Houve uma reunião no local gerenciada pelo Grupo de Gerenciamento de Crise, que conta com a participação da Prefeita Cici Magalhães, Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e secretariado municipal para a definição de novos planos de emergência para proteger a população de ocorrências como inundação e deslizamentos.

“Entre os pontos definidos na reunião, houve o estabelecimento de comunicados oficiais para a população, visando minimizar efeitos das notícias falsas propagadas na internet (fake news), a definição de locais de abrigo, telefones disponíveis para contato da população, operações e vistorias nas áreas de risco, interatividade entre os setores que atuam nesta frente de trabalho e proteção às vidas humanas, mobilização dos agentes de Saúde e a devida estruturação das unidades de apoio, entre outras questões”, informou.

Geilson Dangelo