07:44

Manhuaçu recebe visita da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Técnicos do Governo Federal




Desde o final de janeiro, quando as fortes chuvas assolaram a região causando estragos e mortes em toda a região, foi montado em Manhuaçu um gabinete de gestão de crise formado por técnicos da Defesa Civil Estadual para atender a demanda de todos os municípios da região.

A equipe coordenada pelo Capitão Firme, o gabinete provisório contou ainda com a participação do Comandante da 5º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, com sede em Governador Valadares, Coronel Alexandre; o Comandante do 11º Batalhão de Corpo Bombeiros de Minas Gerais, Ten. Cel. Nunes; o Comando da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Sérvio; o Comando da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu, Tenente Flávio Mota; e o comando do 11º Batalhão da PMMG, Ten. Cel. Ronaldo Franco, além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Manhuaçu.

Anúncio

No início da noite desta segunda-feira, chegou a Manhuaçu o Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Godinho. Juntamente com técnicos do Governo Federal estarão atendendo os municípios vizinhos com orientação e capacitação de engenheiros e responsáveis técnicos para elaboração de projetos para captação de recursos financeiros para os municípios. “Nossa primeira ação foi atender às vitimas da enchente, o socorro à vida. Na sequência, a limpeza das cidades e ajuda às pessoas para que aos poucos pudessem recomeçar e voltar à normalidade. Agora é hora de recuperar o que foi perdido e para isso é preciso de recursos financeiros, que precisam chegar agora e não daqui a seis meses. Então estamos em Manhuaçu e, nesta terça-feira, durante todo o dia vamos atender todos os municípios desta microrregião”, explica Ten. Cel. Godinho.

Ainda nesta terça-feira, o Coordenador Adjunto da Defesa Civil e equipe estarão sobrevoando as áreas mais criticas da região, depois estarão em Ubá e no fim do dia retornam a Manhuaçu. “Uma característica peculiar aqui na região é que tivemos várias famílias que trabalham nas lavouras de café e estas, mesmo as que não sofreram prejuízos e danos materiais diretos com as chuvas, foram prejudicados com a destruição da lavoura ou ficaram sem acesso ao trabalho neste período e estas famílias também serão assistidas, por isso a importância do trabalho minucioso da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Assistência Social dos municípios atingidos, pois eles conhecem as necessidades e a realidade do seu município”, completa.

Anúncio

O atendimento acontece no Gabinete de Gestão de Crise, montado no Paço Municipal no centro de Manhuaçu durante toda essa terça-feira.

Tribuna do Leste