09:33

Recupera Cão atende dezenas de animais afetados pela enchente




A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Canil, em parceria com veterinários voluntários, estudantes de medicina veterinária realizaram nesta sexta-feira,31, a ação denominada “Recupera Cão. A ação desenvolvida garantiu atendimento veterinário de cães e gatos, que foram vítimas da enchente que inundou a cidade, na madrugada do último sábado. Foi ofertado ainda atendimento clínico veterinário, vacinação, orientação sanitária, cuidados na higiene e alimentação dos cães e gatos, além de outros atendimentos especiais.

O antigo Paço Municipal ficou movimentado, com profissionais no atendimento, realização de triagem, vacinação e intervenção cirúrgica. No total, 80 animais foram atendidos gratuitamente.

Anúncio

De acordo a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, a ação faz parte do cronograma montado pelo município, para as ações de prevenção de doenças e tratamento a toda população, bem como os animais que tiveram contato com a lama. “Os cães e gatos foram avaliados por esses profissionais, receberam vacina e outras intervenções necessárias. O importante é darmos suporte e acompanhamento, visto que, muitos desses animais tiveram contato com a enchente. A participação de todos foi muito relevante”, considera Dra. Karina Gama.

Para Erick Guilherme Santos Neves, a ação demonstra amor pelos animais, que também precisam de atenção. Ele conta, que estava na Rua Júlio Bueno ajudando pessoas na remoção de móveis e, de repente percebeu o desespero de um gato. “Não pensei duas vezes. Se cada pessoa adotasse um animal, certamente teríamos menos animais soltos. Donos de animais perderam tudo e, agora estão sem condições de pagar um veterinário. Foi ótima a iniciativa da Secretaria de Saúde”, avalia Erick Guilherme.

Anúncio

Bruno Silva, morador do Bairro Lajinha disse ter adorado a iniciativa, sobretudo, no momento em que muitos proprietários de animais não têm dinheiro. “A situação é difícil para pagar uma consulta no veterinário. Gostei demais da ação e, assim, a gente fica menos preocupado com a saúde dos nossos animais”, destaca.

O coordenador do Canil Municipal, Rafael Rolim explica que o resultado foi satisfatório, principalmente na orientação, vacinação e outras considerações pontuais durante cada consulta do animal. O trabalho foi dinâmico graças ao empenho dos profissionais, que não mediram esforços a fim de oferecer um serviço de qualidade. “Alguns animais mais graves, tiveram de passar por transfusão de sangue e foram direcionados à clínica. Todos os animais passaram por um processo de triagem exata e, ainda receberam o tratamento adequado. O esforço de todos valeu a pena”, considera Rafael Rolim.

POPULAÇÃO TAMBÉM É ATENDIDA NOS ESFs

Os moradores das áreas afetadas e aquelas pessoas que ajudaram, tiveram contato com a lama podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atualizar o cartão de vacina. Basta chegar na Unidade, apresentar o cartão. De imediato, os profissionais estarão atendendo e realizando o que for necessário.

Assessoria de Comunicação Saúde Manhuaçu