07:19

Saúde alerta para riscos de contaminação pós enchente




Após enchente, Prefeitura de Manhuaçu e Secretaria Municipal de Saúde alertam para riscos de contaminação

Além dos prejuízos materiais, os alagamentos provocados pelas fortes chuvas em Manhuaçu -MG, acarretam em uma série de danos à saúde. A exposição e o contato com a água contaminada podem causar doenças como leptospirose, hepatites virais, diarreias e verminoses.

Anúncio

Para muitas pessoas o contato com a água contaminada é inevitável. A coordenação de Vigilância em Saúde alerta para os cuidados que devem ser adotados nesse contato e também risco de presença de animais peçonhentos.

“Todas as pessoas que forem manusear qualquer tipo de entulho, ou mesmo realizar a limpeza de suas residências, é muito importante que utilizem botas impermeáveis e luvas de borracha, ou em último caso sacolas plásticas duplas. É muito importante também evitar deixar crianças brincando na lama”, orientou Lorena Aparecida Gonçalves, coordenadora de Vigilância em Saúde.

Anúncio

A coordenadora destaca também que os problemas de saúde podem aparecer entre o primeiro dia, até um mês após o contato com a água. “Os sintomas mais frequentes são febre e calafrio; diarreia; náusea e vômito; dor no corpo e cabeça; icterícia, fezes claras e urinas escuras. Apresentando qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico”, disse a coordenadora.

A secretária de saúde Dra. Karina Gama, salientou que todas as equipes de saúde estarão à disposição da população, assim como toda estrutura da secretaria de saúde, para ações de prevenção de doenças e tratamento.

IMPORTANTE

A água não deve ser ingerida em nenhuma hipótese. É importante observar também a presença de animais peçonhentos e cuidado com objetos perfuro cortantes. Ferimentos provocados por objetos contaminados e outras situações, podem provocar agravos à saúde.

Manhuacunews