12:45

Departamento de Trânsito e Rotativo funcionarão em Manhuaçu




Durante a primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito de Manhuaçu, presidida pelo delegado regional, Carlos Roberto de Souza, os dirigentes afirmaram que tanto o Departamento Municipal de Trânsito, quanto o Estacionamento Rotativo, funcionarão na cidade. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 21/01, na sede da CDL.

Principal pauta discutida foi a municipalização do trânsito de Manhuaçu. O documento que assegura essa grande conquista foi publicado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura, no dia 9 de janeiro de 2020. Com isso, o município se torna gestor do próprio trânsito.

Anúncio

Uma das primeiras ações será a estruturação do Departamento Municipal de Trânsito e a viabilização e legalização do Estacionamento Rotativo, que será implementado para democratizar as vagas na região central da cidade. Toda receita adquirida através do rotativo será revertida em ações dentro do trânsito municipal.

A exploração do serviço público, por meio de concessão do Estacionamento Rotativo nas vias centrais, precisa de autorização do Poder Legislativo e está sendo discutida pelos vereadores.

Anúncio

Representantes da Associação de Moradores do Bairro Bom Pastor também participaram da reunião e levaram demandas quanto ações para minimizar os impactos no trânsito causados pela iminente inauguração da nova unidade do Supermercado Coelho Diniz.

As sugestões e críticas foram anotadas pela diretoria do Conselho e serão estudadas para uma futura viabilização. O Departamento Municipal de Trânsito já tem conhecimento dos possíveis impactados no trânsito causado pelo aumento do fluxo de veículos no local. Com isso, estão sendo realizados estudos para minimizar estes transtornos.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e a Junta de Recurso Administrativo (JARI) foram criados pela lei municipal 3.796/2017 e estão vinculados à Secretaria de Municipal de Planejamento, que exercerá a função de órgão executivo de trânsito, encarregado de coordenar as ações relacionadas à circulação viária no âmbito municipal. O DMT conta com o diretor Eduardo Marcelo Leitão Lins, que é engenheiro e bacharel em Direito.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu