07:51

Quinho, chargista de Manhuaçu, ganha prêmio internacional




Marcos de Souza Ravelli, o Quinho, ilustrador e chargista do Estado de Minas, venceu o prêmio internacional Caricaturama Showdown 3.000, cujos competidores enfrentaram o desafio de criar a caricatura de Rod Stewart, astro do rock britânico. O mineiro desenhou o cantor com a camisa do Celtic Football Club, da Escócia, seu time do coração. O chargista disputou o prêmio pela primeira vez.

“Foi uma honra conquistar esse prêmio. É sempre bacana ter um reconhecimento, principalmente quando somos avaliados por pessoas altamente capacitadas”, diz Quinho.

A competição virtual Caricatura Showdown 3.000 mobiliza jurados reconhecidos mundialmente. Cabe a eles escolher a temática de cada edição. “Esses concursos demonstram que cartoon é uma linguagem cada vez mais moderna”, afirma Quinho. De acordo com ele, hoje tudo acontece rapidamente e as pessoas não dedicam muito tempo à leitura de textos longos. “Como a charge é comunicação impactante e direta, muitas delas ganham peso maior do que um editorial ou artigo de jornal”, acredita.

Quinho, de 50 anos, nasceu em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Em 1995, venceu o Salão Nacional de Humor Henfil, em Belo Horizonte, e foi contratado pelos Diários Associados. Trabalhou no Diário da Tarde e depois passou a integrar a equipe do Estado de Minas. Entre suas referências estão Bill Waterson, Ziraldo e Son Salvador, chargista do EM falecido em novembro de 2019.

Portal UAI