09:07

Manhuaçuenses participam da Volta Internacional da Pampulha




Um grupo grande de corredores de Manhuaçu e região participou da 21ª edição da Volta Internacional da Pampulha realizada em Belo Horizonte no último dia 08 de dezembro. Atletas profissionais do mundo todo percorreram 18 km em torno da lagoa que é um dos principais cartões postais da capital mineira. A prova também teve a participação de atletas amadores. Ao todo, conforme a organização, cerca de 16.500 pessoas se inscreveram neste ano.

Como acontece já há alguns anos, atletas de Manhuaçu se inscrevem para a prova e vão em busca de objetivos pessoais. Só a AMACOR – Associação dos Corredores de Rua de Manhuaçu e Região fretou uma van para levar sua equipe. A equipe de corredores Hélio Ferreira também marcou presença. São atletas acostumados a vencer provas de menor percurso e que participaram da Volta Internacional da Pampulha para testar o próprio desempenho. Entre eles estava Raquel Rodrigues Silva Lacerda que começou na corrida há dois anos e já tem participação importante em várias provas. “Minha busca ao iniciar nessa modalidade foi ter mais qualidade de vida, especialmente no que tange a minha saúde. Gostei tanto que hoje tenho participado de competições importantes e a Volta da Pampulha é a principal delas. Antes disso já tinha terminado em 4ª lugar geral de uma prova em Mutum, 3ª lugar em Muriaé e em Manhumirim peguei 1ª lugar geral na minha categoria”, disse orgulhosa.

Raquel conseguiu um ótimo tempo na Volta Internacional da Pampulha. Ela concluiu os 18km em 1h38min. Outra Manhuaçuense, Claudiane Coelho, campeã na maioria das provas que participa, concluiu a prova de Belo Horizonte em 1h28min28s, conseguindo o 19º lugar geral. Já Aline Cecília, representante de Reduto na corrida, fez o percurso com 1h43min02s. Gislaine Aparecida Anacleto, corredora de Luisburgo, concluiu a prova em 1h58min28s. A vencedora da prova feminina da Pampulha foi Janet Cheruto Masai (Quênia), 1h05min10s. A brasileira melhor classificada foi Tatiele Roberta de Carvalho, com 1h05min36s.

Alguns atletas de Manhuaçu também competiram na prova masculina que foi vencida pelo Brasileiro Ederson Vilela Pereira com o tempo 56min19s.

As principais provas de corrida do estado terminaram em 2019. Na região também não tem nenhuma agendada para o mês de dezembro. Os atletas projetam as competições de 2020, mas garantem que vão aproveitar o restante de 2019 para treinar ainda mais. Grande parte deles faz da corrida um estilo de vida e não somente a busca por resultados em uma prova ou outra. Talvez isso explique o crescimento significativo no número de adeptos dessa modalidade aqui em Manhuaçu.

Klayrton de Souza / Tribuna do Leste