08:30

Secretaria de Saúde realiza campanha “Dezembro Vermelho” no Bom Pastor




A Secretaria de Saúde, através da Atenção Primária à Saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Boa Pastor, Engenho da Serra e equipe NASF realizaram, nesta quarta-feira, 04/12, várias ações para a população. Os trabalhos contaram com a parceria da Faculdade do Futuro e 54ª Subseção da OAB/MG.

>>VEJA AS FOTOS ABAIXO DESTA REPORTAGEM

Anúncio

A mobilização denominada “Dezembro Vermelho” teve como objetivo sensibilizar a população sobre a prevenção e, o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Também foram realizados testes rápidos (HIV-HepatiteB/C), Sífilis, verificação da Glicemia, aferição de pressão arterial, verificação de cartões de vacina, orientação nutricional e palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para a presidente da Comissão de Direitos Sociais da 54ª Subseção da OAB, Ana Pazeli, a parceria estabelecida é uma forma de aproximar as pessoas, o direcionamento das ações e conhecer os meios da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

“Elas estão aí e muitas pessoas não estão preocupadas com o que está acontecendo e, por isso mesmo a OAB tem trabalhado em parceria com os órgãos de saúde. O melhor remédio é a prevenção”, conclui a advogada Ana Pazeli.
A enfermeira da ESF do Bairro Bom Pastor, Tatiana Cosendei, disse que o trabalho realizado possibilitou que a população tivesse as informações necessárias, com relação às doenças sexualmente transmissíveis e orientação para evitar o contágio.
Há muitas pessoas infectadas com o vírus da Sífilis e HIV, além de outras que são detectadas. Segundo Tatiana Cosendei, todos os postos de saúde disponibilizam exames (teste rápido), para que todos possam saber como anda a saúde.
“Algumas pessoas ainda vêm tudo isso como uma barreira. Quando indagadas não sabem informar quando aconteceu o contágio e, tantos outros deixam passar despercebido. Final de ano, festas e muita gente, a precaução é fundamental”, detalha a enfermeira.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu