08:39

Cartas ao Papai Noel dos Correios podem ser adotadas em Manhuaçu




no adverts for now

A campanha Papai Noel dos Correios, realizada anualmente pelos Correios no Brasil, começou oficialmente em Manhuaçu na quarta-feira, 20/11. A solenidade de lançamento da ação ocorreu na Agência Central dos Correios, localizada na Praça 5 de Novembro, 405 – Centro e contou com a participação de crianças de um coral de música, cantores, e a banda de música do 11º Batalhão de Polícia Militar. O evento também recebeu o lançamento do selo personalizado dos 30 anos da campanha ‘Papai Noel dos Correios”.

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Anúncio

E neste ano, a maior ação de responsabilidade social dos Correios completa 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a gerente da Regional Leste dos Correios, Lilia Avelar, a campanha atende a população carente da regional dos Correios e atualmente são selecionadas as escolas municipais de Manhuaçu, ocorrendo assim uma rotatividade para que cada instituição possa participar. “A nossa regional é responsável por 90 municípios e campanha – que é a nível nacional, também engloba esses locais. Portanto, é importante que cada cidadão interessado vá a agência de sua cidade e adote uma cartinha.

Anúncio

Em Manhuaçu, o prazo para entrega dos presentes será 13 de dezembro, em função do encerramento das atividades escolares e o tempo necessário para a entrega dos presentes. Caso ocorra o descumprimento do prazo não haverá possibilidade de entregar o presente”, explicou.

FUNCIONAMENTO DA CAMPANHA

Anúncio

A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na Casa do Papai Noel (Correios) ou em outras unidades da empresa. Vale salientar que os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências, ou seja, as cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha.

E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ. Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios que, posteriormente, realizam a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho. “Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências, por isso a necessidade de ir até uma agência, para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes”, informou Lilia Avelar.

Anúncio

Danilo Alves/Tribuna do Leste