outubro 5, 2019 9:14 am

SAAE alerta sobre entupimento de redes de esgoto em período de chuvas




Em época de chuvas, ações simples dos moradores ajudam a evitar o entupimento da rede coletora e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis. É importante também verificar se ralos e calhas enviam a água de chuva para a galeria pluvial. Caso elas estejam conectadas à rede de esgoto, podem fazer com que os rejeitos voltem para dentro de casa ou dentro dos Poços de Visitas (PV), localizado em vias públicas.

Na verdade, é necessário que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Sendo assim, os tubos devem ser separados.

Com já citado pelo SAAE, para evitar obstruções, também é essencial que restos de comida, óleo, bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano não sejam descartados pelo vaso sanitário ou pelo ralo da pia. Essa prática entope a rede.

A operação dos dois sistemas em conjunto, com bom funcionamento, evita gerar impactos sobre a operação das redes, meio ambiente e até mesmo sobre a saúde da população. Além disso, evita aumentar o custo para a Autarquia, pois o retorno de esgoto faz com que cresça a necessidade de se realizar a limpeza das redes. Gerando mais gastos com manutenção.

O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente, beneficiando toda a sociedade. Para efetuar a primeira ligação para imóveis residenciais é necessário entrar em contato pelo SAAE através do escritório na BR-262 ou no posto de atendimento na Prefeitura Municipal.

Assessoria de Imprensa – SAAE Manhuaçu