setembro 24, 2019 7:58 am

Alunos de São Pedro do Avaí conquistam 1º lugar na 20ª UFMG Jovem




O Projeto sobre controle de pombos na comunidade escolar apresentado por alunos do 9º ano da EE Ana Mendes Pereira Dutra, situada no distrito de São Pedro do Avaí, conquistou a 1ª colocação na 20ª UFMG Jovem, na categoria Ensino Fundamental. A Prefeitura de Manhuaçu apoiou a participação dos jovens ao encerramento e à cerimônia de premiação, ocorridos nas últimas quinta e sexta-feira, 19 e 20/09, com a disponibilidade de veículos para o transporte dos talentosos estudantes, equipe pedagógica e materiais de apresentação.

A solenidade ocorreu na capital mineira, no campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais. A escola de São Pedro do Avaí concorreu com outros 29 projetos no Estado de Minas Gerais.

MANEJO ECOLÓGICO

Condecorados com o projeto vitorioso do ensino fundamental, os alunos da EE Ana Mendes Pereira Dutra apresentaram trabalho sobre manejo ecológico e controle de pombos na comunidade de São Pedro do Avaí. Eles agora pretendem levar os resultados alcançados para outras instituições do município. ‘Sabemos que nosso trabalho pode salvar vidas, por isso pretendemos levá-lo a outras escolas e creches de Manhuaçu’, anunciou o estudante Otávio Dornelas.

Os pombos comuns ou pombos domésticos possuem diversas doenças e são considerados como grave problema ambiental que apresenta riscos a saúde pública. A deposição de fezes em áreas urbanas contamina o meio ambiente, produtos alimentícios e seres humanos. O objetivo dessa pesquisa é estudar os hábitos, doenças, meios de controle já existentes e desenvolver métodos de manejo ecológico das aves para o seu habitat natural.

A pesquisa caracteriza-se pelo estudo de campo de caráter investigatório sobre as causas e consequências da migração dos pombos para área urbana e criação de experimentos de manejo ecológico, sem oferecer riscos às aves e proteger a comunidade escolar Ana Mendes Pereira Dutra, que é alvo de infestação dos pombos. Preocupados com essa infestação, as professoras Assolane Pena e Kamilla Juliana, juntamente com os alunos do 9º ano: Aline Vitória, Laiza Mendes, Loran Felipe, Otávio Dornelas e Rafael Leonardo elaboraram projeto de manejo ecológico para combater essas aves e diminuir os riscos de doenças trazidas por elas.

Na categoria ensino médio, o primeiro lugar foi para a EE Newton Ferreira de Paiva, de Santo Antônio do Amparo (MG), com trabalho sobre a reutilização da água de lavadoras de roupa para a produção de sabão sustentável.

A Prefeita Cici Magalhães apoia diversas iniciativas envolvendo jovens e adultos no município, visando ao desenvolvimento da educação, à promoção do esporte e fortalecimento do bem-estar social.

Secretaria de Comunicação Social