setembro 20, 2019 7:42 am

Banda de Música do 11° Batalhão da Polícia Militar foi tombada como patrimônio imaterial de Manhuaçu




A Banda de Música do 11º BPM, com sede na cidade de Manhuaçu, foi criada em 10 de agosto de 1966, com 45 músicos, pelo Digníssimo Comandante Geral Coronel PM José Ortiga e o Comandante do 11º BPM Major PM Luiz Nunes Neto.

Seu primeiro Regente foi o 1º Sargento Músico Edson de Lima Fernandes, que utilizou o salão da liga dos operários como local de ensaio.

A primeira apresentação para o público externo, foi em Espera Feliz em setembro de 1967. Sua primeira apresentação de grande vulto deu-se na cidade Histórica de “Ouro Preto”, agosto de 1968, quando conquistou o primeiro lugar em concurso promovido pela Secretária de Turismo e pelo Jornal “O Globo”.

A Corporação musical – Sentinela do Caparaó é considerada um patrimônio artístico e cultural da Sociedade da Vertente Ocidental do Caparaó e do Comando Regional do Policiamento.

Sempre Requisitada para apresentações em festas Religiosas, comemorações cívicas-militares Sociais e culturais na sua região e adjacentes, angariando os mais efusivos aplausos de toda comunidade atendida pelo Sentinela do Caparaó, desde idosos, adultos e jovens, conquistando os adolescentes e crianças, e proporcionando a todos o direito de embevecer dos sons melodiosos e harmônicos que enchem e transbordam os corações.

A Banda de Música do 11° BPM atende demandas nos municípios e diversos distritos pertencentes à área territorial de responsabilidade da Unidade, atendendo também todos os municípios e distritos da área do 62° BPM em Caratinga e 21ª Cia Independente em Ponte Nova, num total de 58 Municípios.

Desde a sua fundação já passou pela batuta de vários regentes, e atualmente está sob a regência do Capitão Músico Adilson Júnior Rodrigues de Freitas.

Manhuacu.com/com informações da PM