setembro 17, 2019 7:51 am

12ª Conferência de Assistência Social é realizada em Manhuaçu




Com o tema ‘Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social’ foi realizada a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, na última sexta-feira, 13/09, no anfiteatro da Câmara de Vereadores. Fruto de parceria entre a Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Manhuaçu e do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), a iniciativa se consolidou como momento de estudos e aprofundamentos sobre o contexto atual do setor, além da formulação de propostas para políticas públicas.

>>VEJA AS FOTOS ABAIXO DESTA REPORTAGEM

A abertura ocorreu às 13h, logo após o credenciamento dos participantes.

Presentes à Mesa Diretora, a Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório; Presidente do CMAS, Júlio Cesar Balbino Vilaça; Egilson da Silva Praça (rep. dos trabalhadores); Maria Aparecida Daniel (rep. dos usuários); Márcia Maria Henrique (rep. das entidades), Benoni da Paixão (rep. das Associações Comunitárias). A Secretária M. de Educação, Luizaura Januário também participou da conferência.

Crianças do Programa AABB Comunidade cativaram a atenção dos participantes, em criativa apresentação. O projeto social é mantido a partir de parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Fundação Banco do Brasil e AABB.

As ações da Prefeita Cici Magalhães para ampliar o atendimento à população de baixa renda e em situação de risco social foram pontuadas pela Secretária Giuzaina Gregório, durante seu pronunciamento.

Giuzaina também ressaltou a eficiente atuação dos conselheiros do CMAS nas decisões e projetos implantados em Manhuaçu. ‘Agradeço a todos os servidores da Secretaria, em todos os setores, pela extrema dedicação. Esse trabalho em conjunto possibilita verdadeiro ganho social, gerando bem-estar para a população que mais precisa. A conferência é muito importante, pois reúne representantes de toda a sociedade, possibilita novas ideias e promove a união’, afirmou.

A formulação de propostas de políticas públicas para o Desenvolvimento Social, por parte dos conferencistas, foi estimulada com três palestras que evidenciaram: ‘Os desafios para consolidação do SUAS, frente aos impactos da crise financeira da União, do Estado e dos Municípios, Emenda constitucional 95, Proposta da Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista’, ministrada pela Assistente Social Leslie de Moraes (Eixo I); ‘A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito’, ministrada pela Coordenadora do CREAS

Manhuaçu, Glenda Miranda, e equipe técnica (Eixo II) e ‘Democracia Participativa, controle social e protagonismo do usuário do SUAS – Nada sobre nós, sem nós’ (Eixo III), ministrada pela Assistente Social Ivonete de Paula Loiola.

As propostas elencadas pelos conferencistas foram aprovadas pelo plenário, que também elegeu delegados que representarão o município na Conferência Regional.

Secretaria de Comunicação Social