setembro 12, 2019 7:47 am

2° Fórum sobre educação inclusiva é realizado em Manhuaçu




Com anfiteatro lotado, o 2º Fórum sobre Inclusão de Manhuaçu foi realizado com sucesso nesta terça-feira, 10/09. Promovido a partir de parceria entre Conselho Municipal da Educação e Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu palestras, apresentações e muita interatividade entre os participantes, durante todo o dia, no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, da Câmara.

A educação inclusiva é uma temática de grande importância e motivadora de debates que visam a melhoria constante do processo ensino-aprendizagem.

Constantemente, educadores têm, à sua frente, desafios relacionados à inclusão em sala de aula de alunos que apresentam necessidades especiais, principalmente relacionadas à dislexia, dislalia e disgrafia (dificuldades de leitura, fala e escrita). O encontro possibilitou novos conhecimentos e a possibilidade de troca de ideias e experiências entre os professores, monitores e especialistas, visando o oferecimento de aprendizagem de qualidade e cidadania nas escolas.

Na Mesa Diretora que abriu os trabalhos do fórum, a Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário de Oliveira Ferreira; Presidente do Conselho Municipal de Educação, Celeste Maria Fraga de Oliveira; Coordenadora Pedagógica da SMEM, Dilma Resende; Vereador Professor Giovanni Mageste Hott, e representante da SRE, Edjane Fernandes. Também presentes, a Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório; representantes do Sind-UTE, Marco Antônio Cabral e Luciano Lima, além de conselheiros do CME.
Logo na abertura, houve momento de silêncio em memória da saudosa ex-presidente do conselho, D. Abla Slaibi Pereira, falecida no dia 30 de abril deste ano.

Além dos pronunciamentos, a abertura foi abrilhantada pela participação da jovem Marcela, que cantou o Hino Nacional, e dos alunos da APAE Manhuaçu, em animada apresentação.

PALESTRAS

O fórum deste ano teve como tema ‘Distúrbios da/na aprendizagem’. A programação disponibilizou três palestras ministradas por especialistas. Foram elas: ‘Distúrbios Específicos na Aprendizagem’ (Msc. Dr. Reinaldo Regis Silva, Neuropediatra e Mestre em Neurologia do Desenvolvimento pela USP; Professor do UNIFACIG) e Tatiana Vasquez (Neuropsicopedagoga clínica e organizacional, Doutora em Enfermagem), com aplicação dos testes diagnósticos; ‘Transtornos de Aprendizagem e os Caminhos para uma INCLUSÃO de sucesso na sala de aula’ (Dra. Fernanda Nunes Lyra, fonoaudióloga, neuropsicopedagoga clínica e institucional), e ‘O des-GOSTO pela Leitura/ Escrita – Reflexão sobre a prática pedagógica’ (Professora Celeste Fraga, Mestre em Linguística pela UFMG).

Após as palestras, foi concedida palavra franca aos participantes para esclarecimentos de dúvidas.

No decorrer do encontro, foram oferecidos aos participantes almoço e café da tarde, e, o encerramento foi marcado pelo sorteio de brindes – gentilmente cedidos por empresas e instituições parceiras da Educação.

Secretaria de Comunicação Social