setembro 9, 2019 1:48 pm

Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos pode ser viabilizado na região




Em reunião realizada na semana passada, a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, recebeu em seu gabinete lideranças da região para tratar de um assunto extremamente importante: a gestão do resíduo sólido. Para tanto, há diálogo avançado no sentido de criar um Consórcio Intermunicipal.

Estiveram presentes o prefeito de Mutum, João Batista Marçal; o secretário de Meio Ambiente de Mutum, Genilson Tadeu; secretários municipais de Manhuaçu, além de representantes do Ciscaparaó e do Cisab.

Em pauta, foi apresentada a viabilidade técnica e econômica deste modelo de gestão compartilhada, em conformidade com a lei nº 11.445/2007 (Lei Nacional do Saneamento Básico), em conjunto com a lei nº 11.107/2005 dos Consórcios Públicos e da Gestão Associada.

“Estamos discutindo a implantação de um consórcio intermunicipal de gestão dos resíduos sólidos, uma vez que os municípios não conseguem obter recursos suficientes, ou mesmo pessoal técnico, para realizar o tratamento adequado do lixo. Neste sentido, uma parceria seria interessante para todos”, comentou a prefeita.

As conversas continuarão para que haja melhor entendimento com outros municípios da região.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu