agosto 24, 2019 8:40 am

Manhuaçu não terá desfile cívico de 7 de Setembro




Anualmente as principais ruas da cidade ficam tomadas por estudantes, professores, instituições, órgãos de segurança pública e famílias, para assistirem à passagem dos alunos das escolas, carros enfeitados e a polícia.

Todos com o sentimento de patriotismo no Desfile Cívico de 7 de setembro. Tradicional em Manhuaçu, a atividade, que marca o feriado da Independência do Brasil não acontecerá nesse ano.

As especulações vêm deixando muitos revoltados, pois costumeiramente as pessoas deixam suas casas para participarem do desfile que nesse ano vai em “branco”. Em anos anteriores, os alunos ilustravam através de cartazes, cânticos e fantasias, vários temas vivenciados na atualidade.

A reportagem conversou com uma pessoa que realiza um trabalho voluntário com meninos e meninas, que estavam na expectativa preparando para participarem do desfile no dia 7 de setembro. A notícia de que não será realizado, gerou um ar de tristeza em todos do grupo.

Em conversa com a prefeita Cici Magalhães, ela informou que buscou algumas alternativas, para realizar o Desfile Cívico, porém, percebeu que a situação financeira se encontra bastante delicada e há outras prioridades no município. As escolas estaduais também não estão disponibilizando de recursos, para comprar materiais necessários para a realização do desfile.

A Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário, reconhece a importância do Dia 7 de Setembro, bem como a alegria das escolas, instituições em estarem participando, mas a falta de recurso trouxe dificuldade para colocar em prática o projeto. “Há também alguns prédios escolares precisando de reforma e assim elegemos como obras prioritárias de governo”, disse.

Nota de esclarecimento divulgada pela Secretaria Estadual de Ensino

Vimos, por meio deste, esclarecer o motivo de não haver o Desfile Cívico – 07 de setembro na maioria dos municípios jurisdicionados à SRE – Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu.

A Resolução SEE Nº 3999 de 08 de novembro de 2018, em anexo, que estabelece o Calendário Escolar 2019 para a rede pública estadual de Educação Básica não, ao contrário dos anos anteriores não define o dia 07/09/19 como “dia letivo”, permanecendo, portanto, apenas como Feriado Nacional, sendo esse o maior empecilho das escolas estaduais.

Após várias tentativas de flexibilização do Calendário Escolar realizadas pela SRE de Manhuaçu após a publicação da Resolução em novembro/18, no início do ano, já na gestão atual, conseguimos uma autorização para flexibilizar o Calendário Escolar, porém grande parte das escolas estaduais já haviam elaborado o Calendário Escolar e o mesmo já se encontrava aprovado pelo Colegiado Escolar e enviado à SRE para homologação, motivo pelo qual as escolas decidiram por permanecer com o CE da forma definida pela Resolução SEE Nº 3999/18.

Apesar de todos os esforços para agendar qualquer dia na Semana da Pátria para realizar o desfile, não foi possível encontrar nenhuma data disponível para que todos os órgãos e instituições pudessem participar, devido a compromissos agendados durante a semana. O que também, não seria viável, pois a população, que é quem abrilhanta o Desfile Cívico com sua participação intensa, também não poderia “parar” para assistir ao Desfile Cívico devido aos compromissos com o trabalho diário.

Outro motivo real e não menos importante é que a realização do evento, também, geraria gastos, algo que na atual situação econômica do Estado não se apraz, uma vez que em 2019 o Governo está envidando esforços para manter os recursos das escolas em dia, como manutenção/custeio e alimentação escolar como também o recurso do Transporte Escolar junto às prefeituras municipais e, não se justifica gerar, nesse momento, um gasto com despesas extras.

Todas as unidades escolares de Rede Estadual irão realizar as comemorações cívicas, com atividades para os alunos na Semana da Pátria – 02 a 06/07/2019.

Lamentamos a não realização da comemoração e agradecemos os esforços de todos os órgãos, entidades, escolas estaduais, prefeituras municipais e pessoas envolvidas nesse evento cívico tão importante para o País.

Vitoria Maria Ferreira de Magalhães Serri
Superintendente Regional de Ensino de Manhuaçu

Eduardo Satil – Tribuna do Leste