agosto 22, 2019 7:45 am

Centenário da Escola Municipal Eni Alves Nogueira é comemorado em grande estilo




Na última sexta-feira, 16/08, a Escola Estadual Eni Alves Nogueira, localizada no distrito de Palmeiras, esteve em festa para comemorar os 100 anos de fundação do educandário. A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, marcou presença e confraternizou juntamente com professores, alunos e familiares que residem na comunidade. Populares de Simonésia, cidade vizinha, também estiveram presentes.

>>VEJA AS FOTOS ABAIXO DESTA REPORTAGEM

Além da prefeita, participaram das atividades a secretária de Educação, Luizaura Januário; os vereadores Jorge do Ibéria e Elenilton Martins; o secretário municipal de Educação de Simonésia, Moisés Raposo; além da professora de música, Márcia de Souza Lacerda; Dona Zina (Maria Lopes Domingues), que é a professora mais antiga da comunidade; e senhor Job Ênio Alves Nogueira, representando a família que leva o nome da escola.

Estiveram presentes ainda a pedagoga Renata Cristina Afonso da Silva Domingues, a diretora Débora Aparecida Arruda Afonso Silva e a vice-diretora Tatiane Eloy Ferreira Alves.

Durante as festividades, a prefeita entregou uma placa em homenagem aos 100 anos da escola. Alunos e professores realizaram apresentações, principalmente elucidando contos de fadas e histórias infantis.

100 ANOS DE HISTÓRIA

Em 1919 foi aberta na comunidade de Palmeiras a primeira turma de alfabetização. Começa, então, a serem alfabetizados homens, que fazem parte da história deste simples e aconchegante povoado. Vários professores passaram por esta escola, que não tinha cede própria, funcionava em casas que eram cedidas pela comunidade

A escola possuía apenas uma sala onde funcionava até antiga 3ª série, que se expandiu em 1960, com a chegada de novas professoras devido ao aumento da demanda de alunos.

Em 1978 foi construída a primeira escola, que no ano decorrente passa a pertencer ao estado sendo denominada Escola Estadual do Povoado de Palmeiras.
No ano de 1995, por ocasião do falecimento da senhora Eni Alves Nogueira, professora dedicada que ajudou no desenvolvimento da escola, muda – se o nome da escola para Escola Estadual Eni Alves Nogueira. Em 05 de março de 1998 acontece a municipalização da escola tornando – se Escola Municipal Eni Alves Nogueira

Esta unidade escolar tem como principal objetivo aprimorar o ensino aprendizagem, garantindo qualidade, inovação e criatividade dos alunos, assegurando a sua permanência na escola e sempre procurando criar-nos mesmos uma consciência crítica e solidária, que permitirá seu pleno exercício de cidadania.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu