07:53

Secretaria de Saúde de Manhuaçu e instituições de ensino assinam o COAPES




Para o município foi um passo importante e um marco para a saúde a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O ato aconteceu na tarde desta segunda- feira, 22/07, entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Instituições de Ensino: Centro Universitário UNIFACIG, Faculdade do Futuro, CEM (Centro Educacional de Manhuaçu), SENAC e Orbis Educação que utilizam a Secretaria de Saúde como campo de estágio.

Trata-se de um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (gestores, trabalhadores, usuários) e da Educação Superior e Técnica da área da saúde (gestores, docentes e estudantes).
O objetivo é o de promover processos participativos, construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS, por meio dos estágios curriculares que já ocorrem habitualmente. O COAPES é regulamentado pelas Portarias Interministeriais nº 1.127/MEC/MS, de 04 de agosto de 2015, e nº 10/MEC/MS, de 20 de agosto de 2014, além da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013.

Anúncio

O AVANÇO DO COAPES

O Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino- Saúde é proposto para facilitar os processos de negociação, tomada de decisão que envolva ações de integração e ensino-serviço-comunidade. A contratualização do COAPES pretende garantir o acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde, como cenário de prática, direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior, para melhoria dos indicadores de saúde.

Anúncio

O foco dessa aproximação é impulsionar que a articulação ensino-serviço-comunidade busque mutuamente a melhoria da assistência, da gestão e formação em saúde, fortalecendo políticas públicas com vistas à satisfação do usuário.

Assessoria de Comunicação SMS

Anúncio