julho 2, 2019 7:46 am

Aniversário de 56 anos do 11° Batalhão de Polícia Militar




Em 10 de Agosto de 1963, surge na cidade de Manhuaçu “O Sentinela do Caparaó”, unidade responsável pela manutenção da ordem pública na Região Vertente Ocidental do Caparaó. A Unidade foi criada pela Lei nº 1.526, de 31 de Dezembro de 1956 e instalada oficialmente em 10 de Agosto de 1963, com a presença do Governador Magalhães Pinto. O Batalhão ocupou inicialmente as instalações do antigo Ginásio Manhuaçu ficando de 10 de Agosto a 16 de Dezembro de 1963.

Nesta data transferiu-se para um galpão da Rede Ferroviária Federal, no bairro denominado “Batalhão Velho”. Em 10 de Janeiro de 1971 com a presença do Governador Israel Pinheiro foi a Unidade transferida em definitivo para suas atuais instalações, às margens da BR 262, no Bairro São Jorge. Seu primeiro Comandante foi o Major PM Luciano Antônio dos Santos. Criado nos momentos que antecediam a grave crise institucional, no país, soube o 11º BPM justificar sua existência, tomando parte ativa nos rumos do Movimento Revolucionário de 64, cabendo à unidade ocupar pontos estratégicos da malha viária da região, bem como guarnecer as fronteiras de Minas com Espírito Santo e Rio de Janeiro. A participação efetiva do então 11º Batalhão de Infantaria na Guerrilha do Parque Nacional do Caparaó rendeu-lhe o carinhoso nome de Sentinela do Caparaó. O passado do “Sentinela do Caparaó” se confunde com a própria história da Milícia de Tiradentes, marcada por inúmeras lutas, conquistas e feitos heroicos. Ad Augusta Per Augusta (Caminhos difíceis, missões mais nobres) é o lema do 11º BPM; e com ele o “Sentinela do Caparaó” tem a certeza de que o trabalho profícuo é reconhecido.

RESPONSABILIDADE TERRITORIAL

O 11º Batalhão de Polícia Militar tem a sua sede localizada em Manhuaçu e exerce responsabilidade pelo policiamento ostensivo da ordem pública em 24 municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Chalé, Durandé, Espera Feliz, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pedra Bonita, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Sericita e Simonésia.

Assessoria de Imprensa