junho 30, 2019 2:47 pm

Competição Bombeiro de Aço testa habilidade e resistência dos bombeiros




A 2ª edição do Bombeiros de Aço desafiou o condicionamento físico e a agilidade dos Bombeiros Militares do 1º Pelotão, 2ª Cia BMMG de Manhuaçu, nesta sexta-feira, 28 de junho.

>>VEJA AS FOTOS ABAIXO DESTA REPORTAGEM

As atividades são alusivas à Semana Nacional de Prevenção e ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, comemorado no dia 02 de julho.

A atividade contou com uma prova que estimulou a resistência e a habilidade no circuito estrategicamente preparado pela organização. Em duplas os Bombeiros tinham que completar o circuito em menor tempo possível.

Segundo Tenente Ferraz, comandante do 1ª Pelotão BM/ Manhuaçu foram empregados equipamentos utilizados no dia a dia dos profissionais no serviço operacional. “Eles estão totalmente equipados, inclusive, com os dispositivos de proteção individual, respirando pelo equipamento de proteção respiratória, ou seja, mais uma dificuldade. Eles sentem toda a dificuldade de uma operação real, simulada aqui nesta competição”, detalhou.

O torneio tem como objetivo de estimular a competitividade, a integração, além de testar as habilidades dos profissionais com exercícios que simulam procedimentos operacionais como arraste de mangueira e simulação de extinção de incêndio, salvamento em altura, nós e amarrações, dentre outros.

Segundo o tenente Ferraz, o objetivo da prova é verificar as questões de força, agilidade e preparo no manuseio desses equipamentos, que são utilizados todos os dias no combate ao incêndio, principalmente. “Essa competição abrange várias atividades referentes ao preparo do bombeiro, e ela foi feita de maneira que seja finalizada de maneira ágil, onde nós vamos ter, também, a vitalidade e a força destes bombeiros e bombeiras em superar alguns obstáculos”, explicou.

Para o Sargento Avelino esse tipo de atividade de exercício estimula as habilidades dos bombeiros para que possam oferecer serviços de melhor qualidade ao cidadão. “Há qualquer momento e a qualquer hora nós podemos ser acionados, então o nosso porte físico tem que ser muito bom, e para nós que cuidamos de vidas, a melhor forma de cuidar da nossa, também, é se preparando fisicamente”, falou.

Ainda segundo ele, os exercícios exigem muito esforço e concentração, qualidades que são essenciais no atendimento de emergência. “Normalmente, em operações de incêndio, nós vamos ter que fazer todo esse serviço e, no fim, você pode se defrontar com a vítima e ter que tirá-la de um local em uma situação de emergência. Então é uma situação que você precisa de muita força e muita atenção”, afirmou.

BOMBEIRO DE AÇO

A prova Bombeiro de Aço tem por finalidade estimular a competitividade técnico-profissional, promover a integração e reforça o espírito de amizade entre os bombeiros militares. A prova foi desenvolvida para reunir diversas características que o bombeiro deve ter na sua vida profissional no desempenho das atividades operacionais.

Apesar de tudo, o que mais se sobre sai é integração da tropa, o incentivo ao companheiro, as trocas de experiencias. * “A competição do bombeiro mais resistente realizada na semana de prevenção é uma atividade que se torna treinamento, confraternização e até mesmo, uma brincadeira entre a tropa, pois é o que sabemos fazer e o q gostamos de fazer q é estarmos na melhor das condições prestar um serviço de qualidade para a sociedade e independentemente do resultado, todos saem fortalecidos e mais unidos”, finalizou Tenente Ferraz.

Assessoria de Imprensa