junho 28, 2019 8:06 am

APAC Manhuaçu sedia capacitação para unidades de todo o estado




A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com apoio e financiamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, na APAC de Manhuaçu, nos dias 24 e 25 de junho, o curso para Encarregados administrativos e Encarregados de segurança das APACs. Além das APACs mineiras, o curso contou com a presença de encarregados das APACs do Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Rondônia.

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, resumiu o objetivo do curso: “Dr. Mário dizia: ‘quanto mais longe, mais difícil e quanto mais difícil, mais perto de Deus.’ Sejamos gratos ao Deus da Vida, que nos concedeu este tempo de graça, para juntos refletirmos sobre nossa missão e os melhores caminhos para a solução de nossos problemas. Nossa profunda gratidão à Dra. Denise e APAC de Manhuaçu por nos acolher.”

Segundo o juiz de direito da Comarca de Manhuaçu Dr. Alexandre de Almeida, “a APAC é muito importante, porque permite ao recuperando, que seja protagonista da disciplina e da recuperação. Ao início eu tinha certa resistência à APAC, mas com o tempo percebi que a APAC tem uma proposta séria, de trabalho, educação e cursos, de forma que o preso possa ter uma oportunidade quando deixar a instituição. Este curso que vocês estão realizando é muito importante. Os aconselho a aproveitarem o máximo possível, pois os ajudará imensamente para seus trabalhos”.

A presidente da APAC de Manhuaçu, Dra. Denise acolheu os participantes. “Tenho certeza que a FBAC preparou um ótimo encontro, para nos fortalecer, unir e nos ajudar a caminhar juntos. Nossa APAC está muito feliz em sediar este curso tão importante para nossa caminhada. Que Deus, que nasceu numa manjedoura, possa nos inspirar a cultivar a humildade para abrir nossos corações e nos colocar em uma atitude de aprendizado e serviço.”

Durante o curso, encarregados de segurança puderam refletir sobre o conselho disciplinar, regulamentos do CSS, fiscalização do trabalho externo e livramento condicional, rotina das APACs, aspectos práticos do cotidiano da APAC. Já os encarregados administrativos refletiram sobre ferramentas de gestão, infoapac, como editar um artigo jornalístico, planejamento e procedimentos de apuração de falta disciplinar (PAD).

Segundo Valdeci, “a FBAC nunca investiu tanto, em tão pouco tempo, para capacitar os líderes das APACs, como aconteceu neste primeiro semestre. Foram cursos para presidentes, encarregados administrativos, encarregados de tesouraria, encarregados de segurança e APACs femininas. Nosso profundo agradecimento ao Tribunal de Justiça, que acreditou em nossa proposta e nos apoiou, sem medir esforços, para a realização de todos estes cursos.”

Os participantes avaliaram muito positivamente o curso. “Este curso foi ótimo, muito produtivo. Estou levando uma bagagem muito grande e estou muito mais motivada para fazer meu trabalho com excelência.” Disse Sônia, encarregada administrativa da APAC de Santa Bárbara.

Para José Roberto, encarregado de segurança da APAC de Ji-Paraná/RO, “valeu a pena vir de tão longe para participar desse curso. Vou agregar muitas coisas à nossa caminhada, seja para melhorar a capela e espiritualidade, a apuração de faltas e acompanhamento do CSS, e muitos outros aspectos abordados no curso. Para mim foi excelente!”.

“Eu participei de diversos cursos promovidos pela FBAC, mas afirmo com certeza que este curso foi o melhor. Aprendi sobre a importância dos três gestores da APAC estarem afinados e caminhando juntos, bem como a necessidade do planejamento para o sucesso das atividades. O material oferecido foi riquíssimo e nos ajudará muitíssimo a melhorar.” Disse Adriana, encarregada administrativa da APAC de Caratinga.

Já partilhei com o pessoal da APAC sobre temas abordados aqui, principalmente sobre o planejamento. Já estamos reorganizando nossas reuniões para poder por em prática o aprendizado que recebemos. Nossa expectativa, depois desse curso, é de melhorar ainda mais.” Afirmou Eder, encarregado administrativo da APAC de Perdões/MG.

Assessoria de Imprensa