junho 27, 2019 7:45 am

Combate ao tabagismo: trabalho eficaz e adeus ao cigarro




Em importante investida para assegurar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio do trabalho ativo realizado nos ESFs possibilita novo recomeço de vida para os fumantes.

Com expressiva número de participantes, as atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do trabalho das equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em parceria com os profissionais do ESF (Estratégia Saúde da Família) de cada bairro, com a aplicação do curso ‘Deixando de Fumar sem Mistério’.

Em sintonia com o PNCT (Programa Nacional de Controle ao Tabagismo), o treinamento auxilia os participantes a reduzir o consumo diário de cigarro ou até mesmo abandonar o vício. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa.

Coordenadora destes trabalhos, a farmacêutica do NASF-AB e Referência Técnica Municipal do Programa, Kellem Miranda, pontua que a abordagem dos pacientes começa com quatro sessões iniciais, estruturadas semanalmente, para avaliar a relação com o tabaco e definir o tratamento, além de verificar fatores que contribuem para o desejo de fumar, seguidas de duas sessões quinzenais. Para prevenção da recaída é feita uma reunião mensal, com a participação de todos até completar seis meses.

A dependência pela nicotina é classificada individualmente e, havendo indicação, é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo. Dependendo do caso, poderá haver combinação de medicamentos.
Os medicamentos usados no tratamento (adesivo transdérmico de nicotina e Cloridrato de Bupropiona) são distribuídos gratuitamente, para os pacientes frequentes no grupo pela Secretaria Municipal de Saúde.

RESULTADO SURGE EM BOM MOMENTO

Desde janeiro, em diversos bairros foram formados grupos de tratamento do tabagismo. Na última semana foram finalizados os grupos da ESF São Vicente, Dom Corrêa, Bom Jardim, Vilanova e Santa Terezinha, com resultados surpreendentes.

Kellem Miranda mencionou que os participantes aderiram e responderam bem ao tratamento. “Os pacientes que concluíram o curso receberam o certificado ‘De uma nova vida’. A partir de agora são exemplo de determinação e força”, destacou.

O morador do Bairro São Vicente, João Batista de Freitas, conta que fumou durante 53 anos. Ao participar do Programa de Controle ao Tabagismo percebeu que durante esses anos perdeu muito tempo. Agora, com a saúde recuperada, ele comemora a vitória em superar o vício.

Ao final do curso, confraternização entre os pacientes comemorou a nova conquista alcançada.

Assessoria de Comunicação