junho 22, 2019 9:45 am

Diretores das escolas estaduais são eleitos em Manhuaçu




O resultado das eleições para diretores e vices das escolas estaduais de Manhuaçu definiu os profissionais que irão assumir os cargos para a próxima gestão que será de três anos. Para ser válida a eleição, a chapa vencedora deveria ter 50% dos votos mais um. Ao todo, em Minas Gerais, foram escolhidos 3.443 gestores. Na área da Superintendência Regional de Ensino (SRE) 73 escolas participaram do pleito escolar. Em Manhuaçu, 17 escolas escolheram os seus gestores, e dia 29 é a data para exoneração e nomeação dos novos diretores e vices.

A diretora da SRE, Vitória Magalhães, destaca que os gestores são figuras centrais de uma instituição de ensino e suas responsabilidades vão além das gestões de contas, segmentos administrativos e pedagógicas passando também pela gestão de relacionamentos. “Os diretores precisam ser polivalentes para conseguirem desempenhar com maestria todas as habilidades que são inerentes ao seu cargo. Além disso, eles precisam ser capazes de enxergar as possibilidades e conduzir as escolas a evolução constante. É preciso pensar na função de liderança em um ambiente onde são formados os cidadãos do futuro”, destaca.

Vitória Magalhães reitera que os diretores precisam desenvolver um bom vínculo com todos os grupos que compõem a instituição de ensino no qual ele atua em função de uma gestão democrática e participativa. “Os gestores precisam unir forças em órgãos públicos, fomentar parcerias com órgão privados e contar com a união da comunidade e família para mostrar que o papel de educar não cabe somente ao estabelecimento de ensino”.

A diretora da SRE elogiou o trabalho dos diretores que estão à frente das escolas e que ficarão no cargo provavelmente até o dia 29, pois desenvolveram um trabalho responsável através de um comprometimento com a comunidade escolar – alguns dedicando quase que 24 horas do seu tempo diário. E aos novos gestores que assumirão as escolas a partir do dia 1º de julho, Vitória Magalhães coloca a SRE à disposição para que o diálogo seja fomentado em prol das instituições de ensino. “Parabéns aos novos diretores. Temos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza que a parceria será benéfica a toda a comunidade escolar”, finaliza.

Tribuna do Leste