junho 19, 2019 7:49 am

Prefeitura de Manhuaçu distribui mais alimentos do PAA para entidades




A Prefeitura de Manhuaçu prossegue com as ações do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar) e beneficia instituições filantrópicas do município. Em recente atividade, a Secretaria M. de Agricultura procedeu com a entrega de mais de uma tonelada de alimentos como verduras, frutas e legumes para o Abrigo Institucional DAREI, APAE, Pro-In e outras, além do CRAS.

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), também conhecido como Compra Direta, prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades socioassistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O programa é implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o município.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Flânio Alves da Silva, com o PAA funcionando, a Prefeitura estimula também a economia local, pois, os alimentos são comprados dos agricultores do município, reforçando a circulação de dinheiro nos mais diversos setores do comércio e da prestação de serviço de Manhuaçu. ‘Para os produtores, estas ações representam importante auxílio no orçamento mensal, já que a produção é comprada, parcialmente ou na totalidade’, comentou.

‘Logo no começo dos trabalhos da nova Administração, em 2017, a Prefeita Cici Magalhães se empenhou e conseguiu um caminhão para que pudéssemos expandir o PAA em Manhuaçu. Em seguida, o município recebeu premiação nacional em Brasília (DF) por reconhecimento às ‘Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar’, que envolve trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, a partir dos programas PAA e PNAE. Por meio da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, foi ativado também o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), e, mais recentemente, toda esta organização nos possibilitou também ingressar Manhuaçu na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. São grandes conquistas, alcançadas com muito trabalho e em total parceria com os agricultores e órgãos do setor’, relatou Flânio.
Este trabalho contínuo junto aos agricultores familiares possibilita também o oferecimento de merenda escolar saudável para os alunos das escolas públicas, tanto da rede municipal quanto estadual, com frutas, verduras e legumes fresquinhos servidos diariamente.

Secretaria de Comunicação Social