junho 19, 2019 7:49 am

Corpus Christi é celebrado na próxima quinta-feira




Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. A reportagem do Tribuna do Leste conversou com Padre Sebastião Santana, da Paróquia do Bom Pastor, que detalhou o real motivo da celebração. “É uma data muito importante para toda a comunidade católica, porque depois de toda a nossa celebração pascal, da festa da Santíssima Trindade, uma semana depois de Pentecostes, vem o Corpus Christi, sintetizando todo o mistério de Deus” – explanou o vigário.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. “O ponto alto para nós cristãos é a Páscoa, lembrando a morte e ressurreição de Jesus, e a sua presença viva no meio de nós. Isso tem que ser celebrado com muita alegria e com muito compromisso também. Não apenas festejar externamente, mas mexer com todos nós lá no íntimo de nosso ser” – disse o sacerdote.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc. “É uma manifestação muito bonita, que envolve toda a comunidade, mas não é o ponto principal da celebração dessa data especial. O foco a síntese de todo o mistério de Deus. Nesse momento não celebramos somente o somente Jesus Cristo. Celebramos o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, todo o mistério da Trindade Santa. O Papa João Paulo II fez uma catequese muito bonita, seguidos anos, na sua mensagem para o Corpus Christi, nos anos de 2000, 2001 e 2002, 2003 e 2004, quando em cada um desses anos ele colocava um binômio inesperável da eucaristia. Por exemplo: “Eucaristia e Palavra de Deus no primeiro ano, Eucaristia e Missão no segundo ano, Eucaristia e Maria no terceiro e por último Eucaristia e Família. Isso, sobretudo para nós, Sacramentinos de Nossa Senhora, dá uma base para toda a nossa espiritualidade. Eucaristia como centro de tudo. Eucaristia do jeito de Nossa Senhora. Eucaristia a partir da Sagrada Família” – esclareceu Padre Santana.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

Confira a programação de Corpus Christi em Manhuaçu:

Paróquia de São Lourenço
17:00h Missa na Matriz – procissão logo após
18:00h Missa na Ponte do Silva – procissão logo após

Paróquia do Bom Pastor
15:00h Missa na Matriz – procissão logo após
Haverá Tríduo preparatório nas comunidades

Tribuna do Leste