abril 20, 2019 10:03 am

Sexta-feira da Paixão: fiéis relembram a morte de Jesus




Milhares de pessoas lotaram a praça, em frente à Matriz de São Lourenço na noite desta sexta-feira, 19, para acompanharem à Encenação da Paixão, Sermão da Descida da Cruz, Cântico da Verônica e Procissão do Senhor Morto. O momento serviu para uma profunda reflexão do sacrifício de Jesus, que se doou por nós. A fé e a emoção tomaram conta de todos os participantes, que acompanhavam atentamente cada momento vivido por Cristo, através do jogral apresentado, com narrativas que tocavam o coração dos fiéis e, os levavam para uma reflexão a respeito da vida, com base nos princípios cristãos para a ressurreição de Cristo.

Durante todo o tempo, os fiéis permaneceram com a atenção voltada para a porta da Matriz, sequer arredaram os pés do cenário, para acompanharem passo a passo a celebração da Sexta-feira da Paixão.

Logo após, com velas e terços nas mãos, os fiéis participaram da procissão, que percorreu as principais ruas de Manhuaçu, retornando à Matriz. A tradição da celebração da Sexta-feira da Paixão, realizada há muitos anos, ainda emociona os fiéis, que seguiram todo o trajeto, lado a lado, num ciclo de orações e demonstração de entrega e fé.

A procissão pelas ruas é uma forma de recordar sobre o sofrimento e a morte de Cristo. Momento em que o povo de Deus, participativo, renovou o compromisso para continuar a convivência na fé para cumprir a missão.

Neste sábado, haverá na Matriz a celebração da Vigília Pascal, os grandes feitos de Deus, a história da humanidade, da salvação e da ressurreição de Cristo, como sendo a vida nova que nasce após a morte. O encerramento da Semana Santa acontece nesse Domingo de Páscoa, sendo o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Jesus.

Eduardo Satil