março 22, 2019 7:17 am

Reunião define detalhes para a realização do JEMG em Manhuaçu




Representantes das 16 cidades que vão participar da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerias participaram de uma reunião na manhã da última quinta-feira ,21, no Centro Cultural de Manhuaçu, onde foram definidos os últimos detalhes para a realização do evento. Manhuaçu vai ser sede da edição 2019, que acontece entre os dias 8 e 14 de abril.

O encontro foi promovido pela FEEMG- Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, sob coordenação dos representantes da entidade Anselmo Nunes do Nascimento, que destacou que o JEMG ensina valores importantes aos participantes e movimenta a cidade sede em vários sentidos. “Os Jogos Escolares de Manhuaçu estimulam o respeito às regras, a convivência com pessoas de realidades diversas e a valorização do esporte como agente de transformação social. A cidade que sedia também tem muitas vantagens como o fortalecimento do comércio durante os jogos, a divulgação e a mobilização social que o evento promove” – destacou.

Nesta etapa microrregional, os Jogos acontecem nos municípios mineiros distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino no estado e os estudantes-atletas tem desafios nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os 4 primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional.

Na microrregião de Manhuaçu estão escolas tradicionais do ensino público estadual da região como a Professor Juventino Nunes, da cidade de São João do Manhuaçu. O professor de Educação Física Jeremias do Carmo garante que toda a comunidade escolar está envolvida. “Direção, corpo docente e discente se envolvem diretamente para garantir uma participação especial dos alunos que vão representar toda a comunidade escolar e até nosso município”.

Edmar Brito representa a Escola Estadual João Xavier da Costa do Bairro Engenho da Serra em Manhuaçu e a Escola Estadual Joaquim Knupp de Luisburgo. Apesar de realidades diferentes, a ansiedade dos alunos para participarem do JEMG é a mesma. “As escolas de Manhuaçu estão mais habituadas com esse tipo de competição porque na nossa região o município é um dos poucos a realizar a etapa municipal. Já em Luisburgo a experiência do JEMG é única e aguardada com muita ansiedade” – lembrou.

Thiago Assis vem de Manhumirim, cidade que sediou a etapa microrregional do JEMG nas duas últimas edições. Para ele uma responsabilidade e um prazer fazer parte desse processo de promoção do esporte na escola. “Tivemos o prazer de sediar a etapa microrregional do JEMG em 2017 e 2018. Esperamos que Manhuaçu colha os mesmos frutos que colhemos na ocasião dos eventos em Manhumirim. Não tenho a menor dúvida que os jogos trazem benefícios não só para a comunidade escolar, mas para todos os municípios envolvidos”.

Não é a primeira vez que Manhuaçu sedia a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Mas para Jânio Garcia Mendes, secretário de Esportes do município, a cada oportunidade a responsabilidade aumenta. “Estamos preparando nossas praças esportivas e os alojamentos para garantir a melhor estrutura para atletas e comissões técnicas. Para isso estamos tendo total aval da prefeitura, bem como de alguns parceiros que nos disponibilizaram seus espaços para realização dos jogos” – agradeceu o secretário.

As modalidades em competição na etapa microrregional de Manhuaçu serão disputadas em cinco praças esportivas e são elas: Ginásio Poliesportivo Osvaldo Sad, Colégio Tiradentes, AABB, SESI e a quadra da Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho.

A divisão das chaves e demais definições de regulamentos também aconteceu na reunião desta quinta-feira. A relação completa das equipes e modalidades da etapa microrregional de Manhuaçu estão disponíveis no site da FIEMG. O endereço eletrônico é jogosescolares.esportes.mg.gov.br

Klayrton de Souza/Tribuna do Leste