março 6, 2019 7:27 am

Organização define data para início do “Cafezão 2019”




Começa no dia 10 de março o Campeonato Regional do Café 2019. A competição de futebol de campo é a mais badalada da modalidade na região. Equipes capixabas e mineiras se enfrentam em busca de uma vaga na decisão, previamente agendada para o dia 23 de junho.

Durante o congresso técnico, realizado no dia 10 de janeiro, ficaram definidos todos os detalhes para a realização da edição deste ano do torneio. O encontro reuniu representantes de equipes de toda a região. Como tradicionalmente acontece, o “Cafezão” é disputado nas categorias aspirante e titular, mas apesar de conservar muitos itens do regulamento dos anos anteriores, a edição 2019 vem cheia de novidades.

A alteração mais importante foi no número de escretes, ou seja, jogadores que não tem domicílio no município de origem da equipe que está defendendo. Por iniciativa dos próprios dirigentes ficou definido que as 20 fichas da categoria titular serão liberadas para a inscrição de qualquer jogador. Na categoria aspirante somente cinco fichas serão liberadas para os reforços.

Mudou no regulamento e nos grupos anunciados após a primeira reunião em janeiro. Dentre os 18 times confirmados na ocasião, alguns desistiram e outros foram incorporados ao campeonato. Na tarde da última quarta-feira, 20, a organização divulgou a nova e possivelmente definitiva distribuição das equipes.

Veja como ficou:

Chave A

1-União Caputirense F.c.
2-Simonesia
3-E. C. Mutum
4-Cruz De Malta São João Mçu

Chave B

1-Prata – Lajinha
2-Dom Correa – Mçu
3-Ipiranga/Mud – Mçu
4-União De Amigos -Ibitirama- Es

Chave C

1-Avante/União – Matipo
2-Jaguarai-Reduto
3-Rennascer-Reduto
4-União Lajinha

Chave D

1-Ipanemense F.c.
2-Força Jovem – Caputira
3-Cruzeiro De São Manoel
4-Barcelona /Colorado Martins Soares

Chave E

1-Baixada – Caputira
2-Santanense
3-Irupi F.c.
4-América/Atlético

Pontapé inicial

Também durante a última semana foi divulgada a tabela de jogos com confrontos da primeira fase definidos para os próximos seis domingos, a partir do dia 10 de março, a exceção o dia 14 de abril, data que consta folga para todas as equipes, mas que fica livre para realização de uma eventual partida adiada ou atrasada.

Nessa primeira fase todas as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro do próprio grupo. Os jogos da categoria aspirante estão marcados para começar às 13h15min e da categoria titular às 15h30min. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados garantem vaga na segunda fase, quando começa a valer o sistema eliminatório simples, popularmente conhecido como mata-mata.

Os duelos da primeira rodada são os seguintes:

I – Rodada Dia: 10/03/19 (Domingo) 1ª Fase
13:15 A E.c.mutum X União Caputirense F.c.
13:15 A Simonésia X Cruz De Malta – São J.mçu
13:15 B Prata – Lajinha X Dom Correa – Mçu
13:15 B União De Amigos Ibitirama- Es X Ipiranga/Mud – Mçu
13:15 C Avante/União Matipo X União Lajinha
13:15 C Jaguaraí X Redutense
13:15 D Barcelona/Colorado – M.s. X Força Jovem – Caputira
13:15 D Ipanemense F.c. X Cruzeiro De São Manoel
13:15 E Baixada Caputira X Santanense
13:15 E America / Atlético Jequitibaense X Irupi F.c

Na edição 2019 do “Cafezão” o que está sendo mais impactante é a premiação. São mais de 12 mil reais em prêmios, além de cobiçados troféus e medalhas. Porém, o que mais tem se tornado o objeto de desejos de todas as equipes é a vaga no Campeonato Mineiro de Futebol Amador. Recentemente a Liga Desportiva de Manhuaçu foi regularizada e voltou a atuar. Com isso o esporte amador da cidade passou a ter contato direto com Federação Mineira de Futebol.

O Campeonato Regional do Café se tornou um evento oficial e o seu campeão disputa o Campeonato Mineiro de Futebol Amador em 2020. Agora é aguardar a bola rolar e conhecer de perto o potencial de cada equipe. Pela movimentação de bastidores o nível de competitividade deve aumentar muito, porque o investimento das equipes segue no mesmo sentido.

Klayrton de Souza – Tribuna do Leste