janeiro 8, 2019 7:48 am

Vigilância Ambiental inicia levantamento do LIRAa em Manhuaçu




Teve início nesta segunda-feira, 07/01, o trabalho de agentes da Vigilância Ambiental para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa), para nortear as ações de controle e monitoramento do Aedes Aegypti- mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika. O primeiro levantamento do ano está sendo realizado em todos os bairros da cidade e, ainda, no distrito de Vila Nova. Em alguns pontos, os agentes estão encontrando foco, em locais de água parada (buraco de rua).

Esse procedimento é uma amostragem que tem como objetivo o conhecimento de indicadores de forma rápida e oportuna, onde se consegue observar os índices de infestação predial, índice de densidade dos criadouros inspecionados e, ainda, quais os criadouros considerados predominantes.

As equipes estão trabalhando em ritmo acelerado junto aos moradores dos bairros, passam orientação para que haja consciência das famílias, a fim de evitar que próximo das casas, lotes e locais com água parada se tornem criadouros do mosquito.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), tornou-se uma ferramenta forte para identificar os locais com focos do mosquito no município e distritos, além de mostrar os pontos que devem receber as ações de prevenção e controle ao mosquito.

A população pode contribuir para a redução e combate ao mosquito, tomando algumas medidas simples, tais como não jogar lixo nos quintais, evitar que água fique empossada servindo para a eclosão dos ovos, além de permitir que os agentes tenham o trabalho facilitado durante a visita.

Assessoria de Comunicação SMS Manhuaçu