novembro 26, 2018 7:22 am

Jovens estudantes de Manhuaçu participam de encontro do Hotel Hilbert




Dois jovens estudantes de Manhuaçu participaram, em Florianópolis (SC), do Encontro do Hotel Hilbert. Cícero da Silva Neto, do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Tiradentes e Andressa Viana Abreu, do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Salime Nacif, foram destaques na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), em 2017, se condicionando para estar no importante encontro no sul do Brasil.

Para estar lá eles ganharam as medalhas da OBMEP/2017 e tiveram alto rendimento no PIC (Programa de Iniciação Científica) do CNPq, programa que paga uma bolsa de estudo de R$ 1200,00 para os meninos, parcelados durante o ano.

Esta foi a 6ª Edição do Encontro tendo acontecido entre os dias 20 e 25/11. Parabéns aos participantes de Manhuaçu.

Saiba mais sobre o encontro

O paradoxo do Hotel de Hilbert é um experimento mental matemático sobre conjuntos infinitos apresentado pelo matemático alemão David Hilbert (1862-1943).

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

Inspirada nesta ideia, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) criou em 2011 o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr).

A primeira edição foi realizada em Nova Friburgo (RJ), em julho de 2011. Até 2015, o encontro aconteceu anualmente, sempre reunindo os estudantes que se destacaram no PIC. No biênio 2016-2017, a falta de verbas impossibilitou a realização do evento.

Luiz Nascimento