novembro 25, 2018 8:23 am

Duas grandes competições regionais têm finais neste domingo




O futebol amador vai viver um domingo de gala neste 25 de novembro. Duas competições tradicionais e de grande movimentação na região vão conhecer seus campeões nesta tarde. Na cidade de Santana do Manhuaçu o tradicional Campeonato Regional do Município vai ser definido a partir de 16h, com expectativa de grande público. O torcedor também vai ser um diferencial nas outras finais que vão acontecer no estádio JK. No início da tarde a bola vai começar a rolar para apontar os campeões das categorias aspirante e titular do Campeonato Distrital de Manhuaçu.

Campeonato Regional de Santana do Manhuaçu

Com grande fama de competição muito disputada e de muito investimento das equipes participantes, o regional de Santana conta com a participação de times de toda a região e a maioria deles entra na disputa tendo em seu elenco alguns dos jogadores mais badalados do esporte amador das imediações. No mês de agosto quando o campeonato começou eram 12 equipes divididas em três grupos. Na chave “A” estavam ABB (Manhuaçu), Jaguaraí de Reduto, Prata de Lajinha e Coutinho F.C de São João do Manhuaçu. Na chave “B” as equipes eram Santanense, Irupi, Ipanema e Orizânia. Já na chave “C” estavam Digudinho de Santana, Caputira, Juventus de Reduto e Simonésia. Com rodadas sempre aos domingos a competição foi se afunilando e para a grande final passaram Santanese e Caputira. O tira-teima entre eles é a partir de 16h deste domingo, no estádio Municipal Teolinto de Fúncio Assis, e vai colocar frente a frente várias “estrelas” do futebol regional. O Santanense, claro, vai contar com maior torcida porque joga em casa. Mas o time de Caputira tem se destacado com excelentes campanhas em torneiros grandes. Recentemente o time fez ótima campanha no Campeonato Regional do Café. O equilíbrio entre os finalistas vai fazer da grande final um jogo inesquecível. É promessa de mais um dia épico no esporte regional.

Campeonato Distrital de Manhuaçu

Responsável pela maior movimentação no esporte dos distritos de Manhuaçu, o campeonato tem história de rivalidade e muitas particularidades. Na edição de 2018 a inscrição de jogadores de fora das comunidades foi restrita criando mais oportunidade para jogadores do próprio distrito. No início da competição no mês de agosto, 12 equipes se inscreveram para disputar o torneio nas categorias aspirante e titular. Na primeira fase os dois grupos, contendo seis times em cada, jogaram um contra o outro. Os classificados foram paras as quartas de finais e somente quatro de cada categoria avançaram para as semifinais. Depois de muita emoção e muita movimentação nas fases eliminatórias os finalistas foram definidos e eles se encontram neste domingo para decidir o campeonato.

Final Aspirante

A partir de 14hs a bola rola para a final da categoria aspirante. Os postulantes ao título surpreenderam times favoritos e com justiça estão concorrendo ao troféu de melhor da competição. Um deles é o time do Córrego Boa Vista. Vinda de uma comunidade pequena, nas proximidades do distrito de Santo Amaro, a equipe, conhecida como time dos pedreiros, vem para essa decisão esbanjando força física e disposição em campo. Não é considerado o time mais habilidoso do torneio, mas encontra no conjunto e na experiência do goleiro Branco algumas das suas “armas “ mais potentes. Na semifinal do último domingo o Boa Vista eliminou o atual campeão São Pedro do Avaí nos pênaltis. É a primeira vez que a comunidade tem um time na final do Campeonato Distrital.

O adversário do Boa Vista nesta final é o time do XV de Novembro que representa o Distrito de Sacramento no Campeonato. Outro time tradicional, também forte fisicamente, mas com um pouco mais de experiência em decisões. A exemplo do oponente, tem no seu o goleiro um dos jogadores mais importantes. Daniel, dono da camisa 1 de Sacramento, é um veterano dos gramados da região. Ao seu comando o XV de Novembro eliminou o Nacional de Realeza com um surpreendente placar de 3 a 1 na semifinal. Nessa decisão entra como favorito, mas não pretende deixar esse rótulo interferir no jogo.

As torcidas das duas equipes finalistas prometem fazer uma grande festa a partir de 14h no JK. O transporte foi garantido para quem quiser vir e a promessa é de uma grande festa.

Final Titular

Os dois finalistas da categoria titular são velhos conhecidos e carregam camisas de peso no Campeonato Distrital. São Pedro do Avaí e Bom Jesus já ganharam vários títulos e, a partir de 16h deste domingo, vão em busca de aumentar sua galeria. O Avaí é o atual campeão e chegou à essa decisão sem fazer muito barulho. Com três reforços pontuais, o time aproveitou bem a qualidade de seus atletas, como sempre. Na semifinal goleou de forma categórica o time do União de Dom Correia, mas perdeu seu capitão e principal jogador para essa final. O zagueiro Alisson foi expulso no jogo anterior e não vai poder atuar na final. Mesmo assim São Pedro tem um ótimo elenco e joga com a sua tradição nos ombros.

Do outro lado está o time de Bom Jesus. Como há muito anos, a comunidade pertencente ao Distrito de Realeza, encontra no seu atacante Edvaldo a sua grande esperança de conquistas. Dilvandinho como é conhecido, sabe tratar bem a bola. Baixinho, porém, muito ligeiro, ele é o terror das defesas adversárias. Junto dele estão companheiros de longas jornadas nos gramados da região. Alguns mais experientes sentem um pouco o peso da idade, mas Bom Jesus compensa toda e qualquer dificuldade com o apoio da sua torcida. A comunidade vem em peso para o JK e faz um barulho danado para apoiar a equipe. Com esses ingredientes o Bom Jesus vem com tudo para quebrar a hegemonia do São Pedro.

A final da categoria titular promete ser bem mais equilibrada que a da categoria aspirante. De qualquer maneira, quem for ao JK nesta tarde de domingo, certamente vai sentir a emoção do melhor do futebol dos distritos de Manhuaçu.

Klayrton de Souza / Tribuna do Leste