novembro 14, 2018 11:10 pm

Homem em situação de rua é retirado de residência no bairro Baixada




Em mais uma intervenção bem sucedida nesta quarta-feira, 14/11, a Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizaram a retirada de um homem que se encontra em situação de rua. Ele era um dos vários que utilizavam uma casa, no bairro Baixada, como ponto de encontro para consumo de drogas.

A intervenção foi feita pela Polícia Militar e contou com o apoio de funcionários do SAMAL. De acordo com a coordenadora do CREAS, Glenda Miranda, a intervenção foi realizada com êxito. “Recebemos pedido dos moradores locais para que fizéssemos a retirada de pessoas que usam o local para consumo de drogas. Encontramos apenas um morador em situação de rua e o orientamos sobre os serviços prestados pelo município. Ele preferiu voltar para a sua cidade natal, Ponte Nova. Por isso, concedemos passagem a ele”, comentou a coordenadora.

O proprietário do imóvel foi orientado a fechar o acesso do local para que os usuários de drogas não voltassem a utilizar o espaço novamente. “É importante destacar que esta intervenção só logrará êxito se o proprietário, que acompanhou todo o nosso trabalho, também fizer a parte dele. Estamos à disposição e contamos sempre com o apoio dos parceiros da Policia Militar e do SAMAL. Agradecemos, de coração, todos os envolvidos”, finalizou Glenda.

Programa Reintegrar

Os trabalhos realizados na semana passada fazem parte do Programa Reintegrar, que visa especificamente a garantia de direitos das pessoas em situação de rua. A campanha é permanente e busca sensibilizar a população sobre a conduta frente aos indivíduos em situação de rua.

Por isso, nos casos em que a pessoa em situação de rua cometer algum delito, furtar, provocar transtornos ou mesmo coagir alguém a dar dinheiro é importante que seja acionada a Polícia Militar.
Os telefones para contato são Polícia Militar (190), CREAS (33 – 3332-3264) e Abordagem Social (33 – 98418-2273)

Serviços oferecidos

Abordagem diárias às pessoas em situação de rua (migrante ou não);

Oferta de passagens ao migrante conforme convênio do Município. Escala de plantão aos sábados de 7h às 11h;

Albergue Municipal com oferta de jantar, banho, pernoite e café da manhã (uso de acordo com regimento interno);

Encaminhamento e triagem para a Casa de Acolhimento Bom Samaritano;
Acompanhamento das famílias dos usuários;

Encaminhamento e acompanhamento dos indivíduos que possuem dependência de álcool e outras drogas e desejam tratamento para o CAPS-AD.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu