novembro 1, 2018 10:17 am

ONG Pro Rio Manhuaçu promove pedalada ao manancial de Manhuaçuzinho




“A consciência nos dá água e a água dá a vida”: A frase foi escolhida pela diretoria da ONG Pro Rio Manhuaçu e os mais de 30 ciclistas, que participaram da II Pedalada Consciente, realizada no dia 21 de outubro, em comemoração aos 15 anos de existência da ONG. Os participantes desfrutaram de um momento impar até o manancial de Manhuaçuzinho, responsável pelo abastecimento de água que atende os moradores de Manhuaçu.

A concentração e saída aconteceu no Parque de Exposições do Bairro Ponte da Aldeia, passando pelo ponto de captação de água no Córrego São Sebastião e, em seguida ao manancial, onde conheceram a riqueza hídrica existente naquele lugar. Lá também foram plantadas mudas de palmeiras.

A ideia de realizar o evento surgiu dos diretores e conselheiros da ONG Pro Rio Manhuaçu, para uma consciência ambiental e o incentivo ao plantio de árvores, além de tentar frear o desmatamento e educar as crianças para a importância da preservação ambiental. Enquanto os ciclistas suavam a camisa para chegar ao manancial, contemplavam a beleza da região, que guarda a riqueza que todos deveriam preocupar com sua preservação.

Segundo o secretário executivo da ONG, Roberto Luiz David, os objetivos propostos pela ONG foram alcançados, sobretudo, para mostrar às pessoas de onde vem a água que todos consomem, bem como conscientizá-las sobre a necessidade de preservar as nascentes. Outro tema proposto pela ONG é a necessidade de sensibilizar as autoridades para cercar e desassorear aqueles locais, a fim de garantir a segurança e a qualidade da água destinada à população. Roberto David agradeceu aos parceiros, patrocinadores, colaboradores e principalmente aos participantes que prestigiaram o evento. “A Terceira Pedalada já está programada para o próximo ano, quando se espera uma participação maior de ciclistas de todas as idades. O importante é continuarmos buscando meios e lutando pela preservação do nosso manancial”, disse Roberto David.

Eduardo Satil/Roberto David /Fotos: ONG Pro Rio