novembro 1, 2018 5:43 pm

Mulheres se destacam em concurso de qualidade de café




no adverts for now

O 5º Concurso Municipal de Qualidade de Cafés e o 3º Concurso de Qualidades de Cafés das Mulheres foi um verdadeiro sucesso. E quem se destacou foram elas. O incentivo dado pela Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura, à agricultura familiar e, principalmente, ao papel das esposas no cultivo da lavoura, tem contribuído para uma inserção cada vez maior do público feminino. Dos seis prêmios distribuídos durante o evento, cinco foram para as mulheres.

A prefeita de Manhuaçu esteve acompanhada do secretário de Agricultura, Flânio Alves; da chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; secretária de Educação, Luizaura Januário; e da secretária de Cultura e Turismo, Gena Clara; nos concursos que foram realizados nesta quarta-feira (31), no Salão de Fátima, na comunidade de Vila de Fátima. Pelo menos 300 pessoas de várias cidades da região participaram do evento.

No concurso municipal, o primeiro lugar foi para Marildo Ananias Quintino, da comunidade Raposo. O segundo ficou com Vanuza Aparecida de Araújo, da comunidade Dom Corrêa e o terceiro com Marlene do Carmo Diniz Marcial – comunidade Boa Vista (Diniz).

Já no concurso das mulheres, Janete Morone, da comunidade Palmeirinha, levou o prêmio de primeiro lugar, seguida por Aline da Silva Amaral Nunes, da Gameleira , Luisburgo, e Marina Ferreira Moura, de São Félix, Santa Margarida.

Apoio do Município

Em seu discurso, a prefeita reforçou o trabalho que vem sendo realizado pelo município em prol da agricultura familiar e das mulheres. “Desde o início do meu mandato, tenho incentivado e contribuído para uma maior participação do público feminino nos mais variados setores. Prova disso, metade do meu secretariado é composto por mulheres. O nosso trabalho tem sido muito incisivo nesta questão. Precisamos de mais mulheres no cultivo do café, na política, enfim, onde ela quiser estar”, comentou.

O secretário de Agricultura, Flânio Alves, agradeceu o incentivo dado pela Administração “Ouvir para Governar” às famílias rurais e destacou o trabalho da mulher nas lavouras. “Temos percebido cada vez mais o papel fundamental que o público feminino exerce na qualidade dos cafés de montanhas da nossa região. Muitas vezes, ela é a responsável direta pela secagem do café e até mesmo pela colheita. Agradeço também à autonomia que a nossa prefeita tem dado ao nosso trabalho. Isso nos gratifica muito”, comemorou.

O 5º Concurso Municipal de Qualidade de Cafés e o 3º Concurso de Qualidades de Cafés das Mulheres foi uma realização da Cooperativa Regional de Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (Corpool), Emater-MG, Cresol e Secretaria Municipal de Agricultura.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu