novembro 1, 2018 8:42 am

Balança de pesagem móvel passa a multar veículos de transporte de cargas e de passageiros




Desde esta última terça-feira, 30/10, os veículos de transporte de cargas e de passageiros que passarem pela balança de pesagem do DNIT de Caratinga já podem ser multados em caso de excesso de peso. A fiscalização é feita com o uso de um equipamento móvel.

A balança de pesagem móvel foi instalada há cerca de 20 dias na própria estrutura fixa do DNIT. Durante este período, a fiscalização aconteceu em caráter educativo, mas desde esta terça-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vem multando os caminhões e ônibus que passam acima do peso. O supervisor do DNIT de Caratinga Robson Santana explicou que cada veículo tem um limite de peso estabelecido. Para estabelecer o valor da multa, o órgão leva em consideração o modelo de cada caminhão ou ônibus e o número de eixos do veículo. O supervisor ressaltou que existe uma tolerância de até 5% do peso máximo permitido. Robson deu como exemplo um veículo que tenha licença para fazer o transporte de até 10 mil kg. Nesse caso o limite será de 10.500 kg.

Os ônibus e caminhões que passam pelo trecho, às margens da BR-116, precisam entrar no pátio da balança e percorrer sobre o equipamento móvel, onde o peso será calculado. Em caso de excesso, a multa pode ser aplicada em nome do motorista, caso ele seja o proprietário do veículo, ou também ser enviada para a empresa responsável pelo transporte. Os motoristas que desrespeitarem a pesagem obrigatória e fugirem têm a placa anotada, podendo ser parados pelos órgãos de fiscalização. A infração é considerada grave, punida com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação. Robson Santana ainda lembrou que o excesso de peso contribui com o desgaste da malha viária das pistas, colocando em risco os demais usuários das rodovias.

O supervisor do DNIT revelou que existe um projeto para que a balança de pesagem seja totalmente remodelada. O processo de licitação está em fase final, quando aproximadamente R$ 400 mil serão investidos na reforma do local.

Assessoria de Comunicação