outubro 25, 2018 3:27 am

CREAS orienta pessoas em situação de rua e limpa ponte no bairro Baixada




Em mais uma intervenção bem sucedida na semana passada, a Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizaram a limpeza de uma ponte, que fica no bairro Baixada, e orientou usurários de drogas.
 
A intervenção foi feita especificamente na ponte localizada próximo à Casa Leitão, que vinha sendo usada por moradores de rua e usuários de drogas. De acordo com a coordenadora do CREAS, Glenda Miranda, a intervenção foi realizada com êxito. “Recebemos pedido dos moradores locais para que fizéssemos a retirada de pessoas que usam o local para consumo de drogas. Também retiramos pertences e orientamos os usuários sobre seus direitos e deveres”, comentou a coordenadora.
 
Os moradores locais também foram orientados a fechar o acesso da ponte para que os usuários de drogas não voltassem a utilizar o espaço novamente. Nas ações, o CREAS contou com os trabalhos de funcionários do Serviço Autônomo de Limpeza Urbana (SAMAL), diretor Romilson Barroso, Jurandir, Jose Carlos, Adeir, Jonatam; bem como com policiais militares tenente Suelen e sargentos Macdarlley e Ageu.
 
Programa Reintregar
 
Os trabalhos realizados na semana passada fazem parte do Programa Reintegrar, que visa especificamente a garantia de direitos das pessoas em situação de rua.  A campanha é permanente e busca sensibilizar a população sobre a conduta frente aos indivíduos em situação de rua.
 
Por isso, nos casos em que a pessoa em situação de rua cometer algum delito, furtar, provocar transtornos ou mesmo coagir alguém a dar dinheiro é importante que seja acionada a Polícia Militar.
 
Os telefones para contato são Polícia Militar (190), CREAS (33 – 3332-3264) e Abordagem Social (33 – 98418-2273)
 
Serviços oferecidos
 
Abordagem diárias às pessoas em situação de rua (migrante ou não); 
 
Oferta de passagens ao migrante conforme convênio do Município. Escala de plantão aos sábados de 7h às 11h; 
 
Albergue Municipal com oferta de jantar, banho, pernoite e café da manhã (uso de acordo com regimento interno); 
 
Encaminhamento e triagem para a Casa de Acolhimento Bom Samaritano; 
 
Acompanhamento das famílias dos usuários; 
 
Encaminhamento e acompanhamento dos indivíduos que possuem dependência de álcool e outras drogas e desejam tratamento para o CAPS-AD. 
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu