setembro 21, 2018 9:01 am

Farmacêuticos participam de palestra sobre propaganda e publicidade




Publicidade e propaganda foram temas discutidos na manhã desta quinta-feira, 20/09, entre farmacêuticos, equipe da Vigilância Sanitária e Gerência Regional de Saúde (GRS) de Manhumirim. O encontro serviu também para esclarecer ao setor regulado sobre a aplicação das legislações, que regulamentam a atividade de dispensação e correlatos nas drogarias e farmácias do município, junto com os proprietários e farmacêuticos responsáveis técnicos dos estabelecimentos. Atualmente, em todo o município existem 54 estabelecimentos.
 
A reunião foi realizada pelo coordenador da Vigilância em Saúde da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda. Ele destacou as normas aplicáveis e o entendimento da Vigilância Sanitária, referente à área física mínima necessária para o funcionamento das farmácias e drogarias; licenciamento e documentos necessários para o peticionamento, critérios para aquisição, recebimento, dispensação de medicamentos e correlatos, questões relacionadas aos produtos irregulares, prestação de serviços farmacêuticos e demais atividades permitidas nos estabelecimentos farmacêuticos. Os proprietários de farmácia também foram informados quanto à propaganda realizada em panfletos e, as boas práticas farmacêuticas em farmácias e drogarias.
 
A iniciativa é uma forma de aproximar o setor regulado com o setor fiscalizatório, promover ação educacional, esclarecer os critérios e condutas adotadas pela Vigilância Sanitária. “É importante destacar que, mais ações como essa serão programadas, inclusive, para a conscientização dos usuários e da população em geral”,disse o coordenador da Vigilância em    Saúde da GRS, Juliano Estanislau.
 
Para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Paula Amaral Costa Teixeira e a farmacêutica Otalívia Vaz Evangelista, os proprietários e profissionais de farmácia acharam a iniciativa louvável, para trazer esclarecimento sobre o comportamento.
 
“Pretendemos dar continuidade às ações, junto aos profissionais de farmácia, área médica e realizar mais palestras educativas, para melhorar o relacionamento e o trabalho cotidiano”, ressalta Ana Paula Amaral Costa Teixeira.
 
Assessoria de Comunicação SMS com informações GRS / Fotos: Ana Paula