agosto 29, 2018 7:10 am

Postos de vacinação vão funcionar até às 19 horas




Encerra nesta sexta-feira, 31/08, a campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite, nas Estratégias Saúde da Família (ESF) que funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17hs.
 
Vale ressaltar que a vacina é aplicada gratuitamente, mas o responsável não pode esquecer-se de levar a caderneta de vacinação da criança. No Município, a meta é alcançar 5.208 crianças.
 
Levantamentos realizados até agora, apontam quantitativo de 77,15% foram vacinadas, sendo 4.018 crianças contra a poliomielite, mas ainda faltam 1.190, o que representa muito pouco para uma população com idade de 12 meses e menos de cinco anos.
 
A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Luane Mota relembra que é fundamental a participação dos pais para imunizar os filhos, visto que, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral,grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa,mas pode ser prevenida pela vacina.
 
Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, se contraída, pode causar seqüelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos levar à morte.
 
“Precisamos que os pais, responsáveis, babás levem essas crianças a um posto mais próximo para receber a vacina. É importante a contribuição dos pais para alcançarmos 95% de vacinação", destaca Luane Mota.
 
Para facilitar e, ao mesmo alcançar essa meta, a Secretária Municipal de Saúde, através da Atenção Primária estará mantendo os ESFs que ainda não atingiram a meta e o quantitativo, ficarão abertos até às 19 horas, a partir desta quarta-feira,29, até sexta-feira, 31, último dia da campanha.
 
Assessoria de Comunicação SMS