agosto 22, 2018 7:25 am

Câmara de Manhuaçu promove audiência pública sobre fumaça dos secadores de café




A Câmara de Vereadores de Manhuaçu promoveu, na manhã desta terça-feira, 21/08, audiência pública sobre os problemas e transtornos que a fumaça expelida pelos secadores de café trazem para a população.
 
Produtores de café, autoridades, e alunos da Escola de São Pedro do Avaí participaram do evento que teve a iniciativa do vereador José Eugênio em que objetivo é encontrar uma solução a fim de sanar o problema que supostamente pode causar complicações respiratórias e ainda já foi motivo de diversos acidentes nas rodovias BRs 262 e 116 e MGs.
 
De acordo com José Eugênio o encontro foi bastante satisfatório. “Sou morador da região e vemos o problema no dia a dia. Como legisladores, seríamos omissos se não tratássemos deste assunto, então é nossa obrigação abordar o que é melhor para a comunidade. Quem tem mais a ganhar com os horários estabelecidos é o produtor. Vimos aqui o depoimento de uma família que se mudou devido ao problema da fumaça que afetava o filho. Não estamos aqui para onerar o produtor e para estabelecer filtros e equipamentos, precisamos de prazo e uma forma de se fazer e nem todos têm condições de se adequar, mas em relação a horário é diferente, pois se você trabalhar até as 19h, desligar e voltar no outro dia cedo, nós resolveríamos 80 a 90%dos problemas que temos nas comunidades e dos acidentes, pois não teríamos esta fumaça nas rodovias”, detalhou o parlamentar.
 
José Eugênio ainda lamentou a falta de diversas autoridades que foram convidadas. “Faltaram produtores, representantes do poder público, do Ministério Público, associações e instituições que foram convidadas, então isto é triste, pois um assunto de tamanha relevância e infelizmente não participaram. Nós temos que fazer com que Manhuaçu apareça no cenário nacional como bom exemplo”, acrescentou o vereador.
 
Ainda segundo José Eugênio, novas reuniões irão acontecer para estudar mais detalhes do projeto. “Temos que adequar o projeto e adaptá-lo”, concluiu José Eugênio.
 
Para o Presidente da Câmara, Jorge do Ibéria, mais uma vez o Legislativo abriu as portas para tratar de assuntos de interesse da comunidade. “Agradecemos a todos que vierem e a audiência foi muito proveitosa. Uma atitude será tomada e temos certeza que os produtores irão colaborar com a gente. Sabemos que a participação do povo não é tão efetiva e depois que aprovamos, aí começam as reclamações, mas ainda dá tempo de apresentar sugestões para que o projeto seja feito da melhor forma possível”, salientou Jorge.
 
O Secretário de Agricultura, Flânio Alves, também se colocou a disposição em ajudar. “Foi muito importante e temos que parabenizar a iniciativa da Câmara e do vereador José Eugênio, pois é um problema que afeta toda região. Somos parceiros desta idéia em busca de soluções e conscientização para que haja a legislação pertinente. A Prefeita Cici é uma grande parceira quando o assunto é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
 
Assessoria de Comunicação Câmara