agosto 20, 2018 2:20 pm

Funcionários da ESF participam de palestra sobre ergonomia no trabalho




A palestra foi direcionada para os assistentes administrativos que trabalham na Estratégia Saúde da Família nos bairros e distritos, para que tenham mudança de hábito no exercício da função. O tema ergonomia inicialmente foi diferente ao ser apresentado, mas, bem detalhado pela fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Caroline Heringer. Mensalmente, um profissional realiza palestra aos funcionários dentro do cronograma do Programa de Educação Permanente.
 
A ergonomia é definida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho, bem como pode ser entendido como sendo local de conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias específicas, para cada atividade executada.
 
A fisioterapeuta chamou a atenção dos participantes quanto à má postura e as lesões por esforços repetitivos. Com o passar do tempo podem causar males, que prejudicam e comprometam a saúde do trabalhador, até mesmo impossibilitando-o muitas vezes, que continue executando a mesma função, em decorrência de uma deficiência motora.
 
Caroline Heringer ressaltou a importância do comportamento no lar, transporte, escola, lazer e trabalho, para que não ocorra o desgaste emocional. Em todas as circunstâncias, a ergonomia pode contribuir muito para evitar que essas enfermidades ocorram, com o objetivo de tornar cada vez mais eficiente os procedimentos de controle e de regulação das condições adequadas de trabalho.
 
Assessoria de Comunicação SMS