julho 26, 2018 7:45 am

Produtores de Manhuaçu diversificam plantio e melhoram renda familiar




O dia 25 de julho é muito especial para Manhuaçu. Nesta data é comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar e do Agricultor Familiar. Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, produtores de Manhuaçu têm conseguido grandes resultados ao diversificarem o plantio. Mesmo tendo o café como a mola mestra da economia da região, agricultores familiares apostam na diversificação como forma de otimizar a terra e os lucros.
 
É o caso do senhor João Batista, que mora na Fazenda Fortaleza, no distrito de Dom Correa. Ele cultiva pepino, vagem e outras verduras e legumes. Segundo o produtor, como a terra é pequena, porém de excelente qualidade, as famílias que trabalham juntas conseguem uma lucratividade melhor. “A gente consegue um retorno (lucro) melhor plantando algo diferente do café. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, comentou.
 
Já o senhor Antônio Pedro de Souza, que é morador do Córrego Boa Vista, mais conhecido como Córrego dos Diniz, segue a mesma tendência. Um pouco mais de um hectare de terra, ele cultiva cenoura, beterraba, quiabo, alho, pimentão e várias outras verduras e legumes. A família garante que de cinco anos pra cá, o retorno tem sido muito melhor ao diversificar o cultivo.
 
“Ainda temos o café, mas aos poucos estamos conhecendo novas formas de cultivas a nossa terra. Estamos surpresos com a valorização dos nossos produtos. Cuidamos tudo com muito carinho para que as verduras e legumes que cultivamos cheguem à mesa do consumidor com muita qualidade”, comentou Antônio.
 
O secretário municipal de Agricultura, Flânio Alves, explica que o papel da Prefeitura é não só apoiar, mas também acompanhar toda a diversificação do plantio no município. “Desde o início da atual administração, temos dado total condições para que o pequeno produtor possa crescer. A valorização da Agricultura Familiar nunca foi tão evidente em Manhuaçu. Por isso, nesta data tão especial, devemos enaltecer o trabalho desenvolvido pelos pequeno produtor. Nós, enquanto poder público, acompanhamos e damos total apoio a esta atividade”, concluiu.
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu