julho 23, 2018 8:00 am

Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos começa nesta segunda




O município de Manhuaçu inicia nesta segunda-feira, 23/07, a vacinação contra raiva para cães e gatos em postos permanentes e, equipes que estarão visitando as residências rurais, para que nenhum animal fique sem receber a vacina.
 
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental estará coordenando e percorrerá todo o território do município, para realizar a vacinação de cães e gatos domiciliados, no intuito de imuniza-los contra a raiva animal e, por consequência evitar a transmissão ao ser humano.
 
No final de semana, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau; a nutricionista Karina Cerqueira Carvalho, a coordenadora de Recursos Humanos, Marisnete Freitas Silva, e o chefe de transporte, Renato Miranda reuniram com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales para definir toda a logística de pessoal, para que haja avanço no campo e atingir o máximo de animais a serem vacinados diariamente.
 
A Campanha Antirrábica Municipal terá início nesta segunda-feira, dia 23de julho e se estenderá até o dia 01 de setembro, já que a meta é de pelo menos 15 mil animais sejam vacinados na sede do município, distritos e comunidades rurais.
 
Equipes volantes estarão vacinando os animais na área rural (casa a casa) e, nas sedes dos distritos em postos fixos conforme cronograma divulgado através dos meios de comunicação e Equipes de Atenção Básica.
 
A vacinação na sede do município será realizada na semana de 27 de agosto a 01 de setembro. A participação da população será fundamental para o bom resultado da Campanha, que pretende chegar ao resultado final com todos os animais vacinados.
 
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau orienta aos proprietários de animais que fiquem atentos quanto a programação da vacinação, para manter o animal retido para agilizar o trabalho das equipes que estarão indo às casas para aplicar a vacina. Já no setor urbano (cidade) torna-se importante também que haja o compromisso de o dono levar o animal ao posto de vacinação mais próximo de sua casa.
 
Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual do “animal de estimação”, que além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência a população em geral.
 
A Vigilância Ambiental recomenda ainda que na hora da vacinação, os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas e, os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Haverá Dia D em todos os distritos e, em Manhuaçu o Dia D será no dia 1o de setembro.
 
Programação da Campanha Antirrábica Municipal para a semana do dia 23 a 27 de Julho
 
Segunda – 23/07:
 
ESF Dom Correa:
 
Equipe 1:
 
Córrego São Caetano; Córrego Fortaleza;
 
Boa Vista (Pampulha).
 
Agente: Silvânia
 
Equipe 2:
 
Córrego João Bento; Córrego Bom Jardim
 
Agente: Érica
 
Equipe 3:
 
Córrego Soledade
 
Agente: Lucimar
 
Terça 24/07:
 
ESF Dom Correa:
 
Equipe 1:
 
Córrego Boa Vista;
 
Córrego dos Costas;
 
Córrego Fortaleza;
 
Córrego Santa Catarina
 
Agente: Madalena
 
Equipe 2:
 
Córrego Santa Luzia; Córrego São Geraldo
 
Agente:Cleide
 
Equipe 3:
 
ESF Sacramento:
 
Córrego Manhuaçuzinho; Cachoeira Alta; Vila Agostinho
 
Agente Fernanda
 
25/07:ESF Dom Correa:
 
Equipe 1:Córrego Fortaleza;
 
Agente: Sabrina
 
Equipe 2:
 
Córrego dos Costas;
 
Córrego Diniz;
 
Agente: Edriane
 
Equipe 3:
 
ESF Sacramento:
 
Equipe 3:
 
Córrego dos Raposos
 
Agente: Gilzelene
 
26/07: ESF Dom Correa:
 
Equipe 1
 
Córrego Santa Catarina Soledade; Vieira.
 
Agente: Raquel
 
Equipe 2:
 
Córrego Pau de Cedro;
 
Córrego João Bento
 
Agente: Cidinha
 
ESF Sacramento:
 
Equipe 3:
 
Córrego São Domingo; Vila de Fátima; Córrego do Valão; Serra dos Pereiras
 
Agente: Adriana
 
27/07: ESF Dom Correa:
 
Equipe 1:
 
Córrego Santa Catarina;
 
Agente: Verônica
 
ESF Sacramento:
 
Equipe 2:
 
Córrego Malaquias
 
Agente: Joice
 
Equipe 3:
 
Córrego Maricá; Água limpa; Córrego Bom Jardim; Prata; Vagem Alegre; Monjolim; Chicana
 
Agente: Emiliane
 
Dia D de Dom Correa e o dia D de Sacramento
 
ESF Dom Correa (25/07/2018) Local: ESF
 
ESF Sacramento (26/07/2018) Local: ESF
 
Assessoria de Comunicação – SMS