julho 13, 2018 9:17 am

CMS aprova construção de UBS em Manhuaçuzinho e discute diversos temas importantes




Mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, na quarta-feira, 11/07. O encontro mensal dos conselheiros discute e delibera sobre a saúde pública municipal. Um dos importantes temas foi a aprovação da construção de uma nova sede para o posto de saúde de Manhuaçuzinho com recursos próprios. A seguir um relato dos demais temas abordados na reunião.
 
Inicialmente, foram abordadas as situações de alguns conselheiros membros no CMS. Dúvidas quanto a titularidade  ou suplência destes, além da apresentação de um parecer da comissão responsável pela avaliação da composição do COUS (Conselho de Unidade de Saúde) do Bairro Santana. A comissão concluiu que o quadro de conselheiros do referido COUS está incompleto (faltam dois conselheiros) que deverão ser eleitos pela comunidade local. Com o COUS completo (oito conselheiros) poderá ser definido o nome do representante na plenária do CMS.  Os conselheiros aprovaram o parecer da comissão com a ressalva de que é preciso ser eximida dúvida sobre titularidade e suplência nos documentos da última Conferência de Saúde.
 
Apenas um COUS na Vilanova
 
Na reunião de junho do CMS, surgiram dúvidas quanto à criação de um novo COUS (Conselho de Unidade de Saúde) para o Distrito de Vilanova, tendo em vista a implantação de uma nova equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) naquela localidade. O conselheiro Jadir Nunes informou que após estudo do regimento interno chegou-se a conclusão de que um novo COUS só deverá ser eleito numa próxima Conferência de Saúde. O atual COUS é o responsável por acompanhar também a nova equipe de saúde.
 
Diretor Técnico da UPA
 
Conselheiros aprovaram inclusão na Lei 3560, de 2015 (que trata da contratação de profissionais para Unidade de Pronto Atendimento – UPA), de parágrafo que regulariza o cargo de diretor clínico da unidade (já existente). Após discussão entendeu-se que também deve ser dada a nomenclatura de diretor técnico e não clínico. A medida atende a exigência dos Conselhos Regional e Federal de Medicina.
 
Obras da SMS
 
A Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, informou aos conselheiros sobre o andamento de obras nas unidades de saúde dos bairros São Vicente e Santa Luzia a serem retomadas; Santo Amaro de Minas e Vilanova (em andamento) bem como as reformas nas unidades Ponte do Silva, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro do Avaí (já entregues); São Sebastião do Sacramento (a ser iniciada).  Outra boa notícia é a construção de uma nova unidade de saúde em Manhuaçuzinho com recursos próprios da Secretaria em parceria com a Secretaria de Obras do município. A obra foi aprovada pela plenária do CMS.
 
Outra importante manifestação foi feita pelo responsável pelo setor de compras da SMS e conselheiro de saúde, Quilberson Costa, informando sobre a reforma completa do setor de ortopedia da Secretaria de Saúde. Além da reforma que dá mais conforto aos pacientes e funcionários, foram adquiridos e já está em funcionamento um novo aparelho de Raios X digital, além da instalação de ar condicionado na referida sala e no consultório médico do setor. Nova cadeiras foram instaladas nas recepções do consultório e do Raios X. Com isso todos são atendidos de forma mais humanizada, rápida e eficiente. Conselheiros estiveram no local para conhecer as reformas feitas com recursos da SMS.
 
Assessoria de Imprensa do CMS