maio 12, 2018 9:30 am

Esporte na Escola trabalha jogos pedagógicos e propõe reflexão sobre ensino




Professores de Luisburgo, Manhuaçu e Santana do Manhuaçu começaram o mês de maio com mais motivação para trabalhar depois de participarem do programa Esporte na Escola, que mostra técnicas diferenciadas para melhorar o aprendizado dos estudantes. O evento foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu.
 
“É uma atividade que apresenta a todos os professores ferramentas e jogos pedagógicos, que podem ser aplicados em todas as disciplinas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo e prazeroso para o aluno. Jogar, estudar e aprender dentro da sala de aula é possível”, explicou o instrutor Luiz Roberto Menezes.
 
Na parte da manhã, o trabalho é com os docentes. O instrutor propõe uma reflexão sobre as relações entre escola, aluno e família e a postura dos professores diante do desafio da educação atual, além de ensinar jogos de socialização e pedagógicos.
 
À tarde, os profissionais são divididos em grupos e produzem os jogos com recursos que existem na escola. Em seguida, as ferramentas são aplicadas junto aos alunos e, por fim, os docentes e o instrutor se reúnem para uma avaliação.
 
“Ao final do curso, podemos perceber uma receptividade fantástica por parte dos professores, que conseguem perceber algumas ferramentas possíveis de serem aplicadas dentro da realidade e com recursos que as escolas possuem nos dias de hoje. Isso os deixa mais motivados”, disse o instrutor.
 
Cerca de 60 professores e 60 estudantes participaram dos três eventos realizados na região de Manhuaçu. Em Santana do Manhuaçu e Manhuaçu, o programa envolveu alunos do fundamental 1 e, em Luisburgo, crianças de cinco e seis anos.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação de Luisburgo, Maria Aparecida Sérgio, a experiência no Centro de Educação Infantil Maria Messias foi aprovada pelos professores e monitores. “O programa leva uma ideia nova para o professor trabalhar e, a partir disso, eles passam a refletir como podem melhorar a prática pedagógica e o aprendizado dos alunos”, comentou.
 
Assessoria de Imprensa



no adverts for now
no adverts for now