abril 19, 2018 7:24 am

Junta Reguladora da rede de cuidados à pessoa com deficiência de Manhuaçu é referência no Estado de Minas Gerais




A Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Manhuaçu foi considera pela Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – CASPD/SES/MG, como serviço de Excelência e modelo para todo o estado no processo de capacitação das Gerências Regionais de Saúde em torno da organização das Juntas Reguladoras em todo estado.
 
O convite para referenciar o trabalho das Gerências Regionais de Saúde em torno da organização das Juntas Reguladoras partiu da CASPD/SES logo após o envio, pela Junta Reguladora de Manhuaçu, ao final do ano de 2017, de um relatório de atividades da Junta, no período de setembro a dezembro do referido ano, bem como o planejamento para o ano de 2018. 
 
As Juntas Reguladoras da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência são comissões intersetoriais responsáveis pela regulação do acesso, acompanhamento e fiscalização dos serviços que, em dada localidade, atendem a pessoa com deficiência, prestando reabilitação e cuidados em saúde.  São constituídas por profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
 
No ano de 2017 a secretária de saúde, Dra Karina Gama dos Santos Sales, observando a necessidade de aprimoramento das ações nomeou a Junta Reguladora, que hoje é composta por membros da secretaria municipal de saúde e de outros setores do município, estando composta hoje pelos seguintes membros: a) Da Secretaria Municipal de Saúde: Caroline Lacerda Alves de Oliveira –Fisioterapeuta; Ana Lígia de Assis Garcia – Assistente Social; Dimitri Xavier Borges  – Enfermeiro; Karina Ferreira de Souza – Fonoaudióloga; Márcia Maria Henrique – Assistente Social; b) Da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social: Luana Pereira de Abreu – Psicóloga; c) Da Secretaria Municipal de Educação: Maria Guiomar Toledo Marcelino Medeiros – Pedagoga; e) Da Superintendência Regional de Ensino: Maria Dulce Campelo D’Avila- Pedagoga. Ressalta-se o apoio de todos os Secretários e Diretores dos respectivos órgãos e o aval sempre consciencioso da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Karina Gama dos Santos Sales a todas as iniciativas da Junta Reguladora.
 
A Sra. Monica Farina da CASPD/SES/MG em nota, parabeniza a todos os integrantes da Junta Reguladora de Manhuaçu pela iniciativa das ações desenvolvidas e a elaboração do planejamento para o ano de 2018, estratégia fundamental para a organização das atividades que serão discutidas, desenvolvidas e aplicadas em toda a região de abrangência da Junta Reguladora e afirma que o trabalho da Junta Reguladora de Manhuaçu representa de fato um avanço para um SUS mais equânime, qualificado e humanizado.
 
Eduardo Satil



no adverts for now
no adverts for now