março 27, 2018 7:48 am

Manhumirim recebe programa A Arte de Ser Adolescente




Jovens de 15 a 18 anos de Manhumirim tiveram a oportunidade de participar de um novo curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas): “A Arte de Ser Adolescente”. O objetivo é estimular o desenvolvimento de valores pessoais e a conquista da autonomia. “Esse trabalho evidencia a importância de investirmos em educação para que o adolescente desperte um novo olhar para o futuro e uma perspectiva positiva para vida, na busca do desenvolvimento pessoal e profissional. O principal diferencial do curso é o diálogo e a escuta. Investir no adolescente é investir no futuro do país, é preparar nossos sucessores”, destacou a instrutora Adervane Léllis Conceição.
 
Entre outros temas, foram abordados identidade pessoal, mudanças físicas e psicológicas, autoestima e comportamentos, estudo das gerações, importância da comunicação, vulnerabilidades (violência, drogas, consumismo, transtornos mentais, sexualidade), relacionamento e convivência na família e na escola, além do planejamento pessoal e coletivo.
 
“O que mais chamou a atenção de todos foi a descoberta de suas potencialidades e a percepção de que, apesar das circunstâncias, muitas vezes desfavoráveis, é possível sonhar e acreditar na mudança. Eles perceberam que os estereótipos negativos que a sociedade atribui a essa fase da vida não precisam ser incorporados por eles. Eles descobriram que podem ser protagonistas do próprio destino”, explicou a instrutora.
 
O curso foi realizado junto a adolescentes do Projeto Feitos e Efeitos, que é vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Para Meiry Dieimy Pimentel Marquês, de 15 anos, o curso possibilitou que ela mudasse o jeito de pensar sobre alguns temas. “Eu vivi cada segundo da minha vida em algumas coisas que a instrutora falou. Gostaria muito que ela voltasse porque eu mudei muito com esse curso. Aprendi muito”, contou.
 
O Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim foi o responsável por organizar todo o curso. “Foi um trabalho brilhante realizado pela instrutora Adervane, que, com sua experiência e dedicação, passou para os jovens habilidades sobre saúde, autoestima, família, sexualidade e a vida de modo geral. Queria agradecer ao Senar por mais este curso em parceria com o sindicato”, disse o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim, Isaac Malta Júnior.
 
Assessoria de Comunicação